Campanha contra o sarampo e poliomielite termina nesta sexta

A campanha vacinal contra o sarampo e poliomielite tinha encerramento previsto para 31 de agosto, mas como o estado não alcançou a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde (MS), já foi prorrogada por duas vezes.

De acordo com o Programa Nacional de Imunização (PNI), os municípios de Santa Rosa do Purus, Jordão, Porto Acre, Epitaciolândia, Brasileia, Assis Brasil, Mâncio Lima, Plácido de Castro, Porto Walter, Marechal Thaumaturgo, Cruzeiro do Sul, Feijó, Acrelândia e Tarauacá alcançaram a cobertura vacinal de 95% estabelecida pelo MS.

Atualmente o foco da vacinação são as crianças. Após ter sido erradicada do Brasil, o país vive um surto da doença, já são mais de 1,4 mil casos confirmados no país. No Acre, já foram notificadas mais de 30 pessoas com suspeita de sarampo. Seis foram confirmados.

No momento, o Acre atinge a cobertura de 86,33%. A meta é de vacinar 95% do público prioritário, sendo o equivalente a 60 mil crianças.

A campanha termina nesta sexta-feira, 14, mas as doses da vacina continuarão disponíveis em todas as unidades de saúde do estado.

Núbia Campos, enfermeira do PNI, diz que é satisfatório e sensação de dever cumprido os municípios mais distantes e de difícil acesso terem alcançado a meta de crianças vacinadas, mas é preciso que aqueles que ainda não chegaram ao percentual esperado alcancem os 95%.

“Infelizmente, Rio Branco ainda não alcançou a meta de crianças imunizadas, mas as doses da vacina continuarão disponíveis para que os pais possam levar suas crianças à unidade de saúde mais próxima. Outros 14 municípios ultrapassaram o percentual de 95% de crianças vacinadas, o que por um lado é motivo de alegria para nós que trabalhamos na saúde vermos que o esforço que as equipes fazem está dando resultado.”

Vale ressaltar que a vacina é a única forma de evitar o contágio pelo sarampo.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter