Campanha contra o desperdício de água muda o comportamento da população

Com o intuito de orientar e informar a população sobre o uso adequado da água, a campanha educativa já alcançou 20 bairros do Segundo Distrito (Foto: Roberta Marisa/Depasa)
Com o intuito de orientar e informar a população sobre o uso adequado da água, a campanha educativa já alcançou 20 bairros do Segundo Distrito (Foto: Roberta Marisa/Depasa)

Com o intuito de orientar e informar a população sobre o uso adequado da água, a campanha educativa já alcançou 20 bairros do Segundo Distrito (Foto: Roberta Marisa/Depasa)

Água 24 Horas no Segundo Distrito de Rio Branco foi uma das primeiras ações desenvolvidas pelo governo do Estado, por meio do Depasa Rio Branco, ao assumir definitivamente os serviços de água e esgoto da capital do Acre.

Desenvolvida desde o início deste ano, com interrupção apenas no período de cheia do Rio Acre, a operação Água 24 Horas ganhou força quando a campanha educativa foi intensificada.

Com o intuito de orientar e informar a população sobre o uso adequado da água, a campanha educativa já alcançou 20 bairros do Segundo Distrito, chamando atenção dos moradores para o desperdício e a prevenção de doenças transmitidas pela ingestão de água não-tratada.

Uma equipe composta por 20 agentes e quatro assistentes sociais está ajudando a comunidade a avançar no processo de melhoria, desde o recebimento à utilização da água. “Logo de início, o maior problema identificado é a falta de conhecimento e informação. Havia bairro que fazia mais de 10 anos não recebia água da rede pública e os moradores por todo esse tempo buscaram alternativas para não ficar sem água – a mais comum é o poço artesiano”, comentou a assistente social Suyanne Mappes.

Mappes ainda falou que o maior desafio é fazer com que o morador entenda que a água do poço pode ser prejudicial à saúde, porque aparentemente pode parecer pura, mas não é. “A água deve ser tratada de forma correta, como a da rede pública, que passa por um processo de análise química. Hoje a água está chegando e as pessoas não estão sabendo utilizá-la da melhor forma. Havia morador que ainda não tinha aberto o hidrômetro, nós que fomos abrir e mostrar a ele a água tratada da rede pública”, revelou.

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Mais de nove mil imóveis foram visitados no mês de maio e abril. “No início as pessoas tinham receio de falar com a gente, agora já nos chamam, falam todos os problemas e ainda solicitam a instalação do hidrômetro. Isso é gratificante, porque mostra que o nosso trabalho está sendo de grande importância”, avaliou Isabel Cristina, assistente social.

Para o superintendente do Depasa Rio Branco, Felismar Mesquita, a palavra que mais bem define essa campanha é sensibilizar, “chamar atenção da população quanto à importância do uso da água sem nenhum desperdício”.

A meta do Depasa Rio Branco é fazer com que o sistema permaneça sem intermitência. “Para isso o morador precisa ser nosso agente comunitário, adotar o uso da boia na caixa d’água e informar o Depasa sobre os vazamentos nas redes públicas”, frisou o superintendente.

A operação Água 24 Horas se mantém com resultados positivos. “O próximo passo é avançar para o Primeiro Distrito”, declarou Mesquita.

Novo sistema possibilitou melhorias para a população

O Segundo Distrito, antes, era abastecido pela primeira Estação de Tratamento de Água de Rio Branco, a ETA Judia. Hoje uma adutora da ETA II abastece o reservatório Santo Afonso, com capacidade para 4,5 milhões de litros de água, e o Comara, que armazena até 1 milhão de litros.

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