A campanha “Hepatite C, Quebre o Silêncio” teve início na tarde desta segunda-feira, 26, no Hospital das Clínicas de Rio Branco. O procedimento busca detectar se o paciente teve contato com o vírus VHC, causador da hepatite C.
A iniciativa é da multinacional Roche e do Departamento de Serviço de Assistência Especializada (SAE). A ação é estendia à comunidade, funcionários e colaboradores da Saúde.
Para Edna Gonçalves, diretora-geral do SAE, a campanha ajuda no tratamento da doença, porque, quando diagnosticada no início, mais fácil é a eliminação do vírus.
“Existe uma equipe inteira, entre médicos e enfermeiros, para atender essa parte da população. Aqui no hospital, estão em tratamento da doença aproximadamente 2,8 mil pacientes”, destacou Edna.
A diretora afirma, ainda, que uma das maiores dificuldades enfrentadas pelo SAE é a falta de informação da sociedade. “A maioria das pessoas nem sabe que tem a doença, e quando chega para fazer o tratamento, já está em uma fase avançada”, relatou.
O nome da campanha foi inspirado em uma consequência da doença, já que, na maioria dos casos, ela se manifesta no paciente depois de 15 ou 20 anos do contato com o vírus. Por isso, a hepatite C é considerada uma “doença silenciosa”.
O exame para detectar a hepatite C está disponível na entrada do Hospital das Clínicas, durante toda esta semana. Quem for diagnosticado com o vírus da doença será encaminhado para tratamento no SAE.