Mobilização inclui roda de diálogo, seminários e oficinas
Com o tema “Uma Vida sem Violência é um Direito das Mulheres” foi lançada nesta terça-feira a Campanha 16 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres. Iniciada em 1991 por movimentos de mulheres e feministas vinculados ao Centro para Liderança Global das Mulheres, atualmente a Campanha é realizada em 159 países no período de 25 de novembro a 10 de dezembro. No Brasil as mobilizações acontecem a partir do dia 20 de novembro, em alusão ao Dia Nacional da Consciência Negra.
De acordo com a secretária de Segurança Pública, Márcia Regina, a difusão de informações é essencial para a mudança de mentalidade entre homens e mulheres para diminuir a incidência de violência contra mulheres. “Este é um momento de reflexão, precisamos buscar alternativas para conseguirmos transformar a realidade”.
O governo do Estado está trabalhando na reestruturação das unidades policiais para receber as denúncias de mulheres vitimizadas, e também nas mudanças no sistema de informações das delegacias, visando emitir um sinal de alerta a partir da segunda vez que a mulher faz a reclamação.
A programação se estende até o dia 11 de dezembro e inclui a realização de seminário e oficinas, encontro com lideranças comunitárias e também a roda de Diálogos: Homens pelo Fim da Violência contra a Mulher.
No Acre as atividades são coordenadas pelo Governo do Estado, Conselho Estadual dos Direitos da Mulher, prefeitura de Rio Branco, Conselho Municipal dos Direitos da Mulher e da Rede Acreana de Mulheres e Homens. “Acreditamos na união do poder público e dos movimentos sociais, para a construção de uma sociedade mais justa”, finalizou Leide Aquino, da Assessoria Especial da Mulher.