O secretário de Educação do Acre, Aberson Carvalho, presidiu a reunião da Câmara Temática da Educação no Fórum dos Governadores da Amazônia Legal, nesta quinta-feira, 11, em Rio Branco, recebendo representantes de diversos estados. O encontro foi iniciado com uma breve apresentação sobre o estado, destacando suas belezas, conquistas e legado histórico.
Entre os participantes estavam os secretários de Educação do Amapá, Sandra Casimiro; de Roraima, Raimundo Nonato de Mesquita; de Rondônia, Ana Lúcia Pacini; bem como do secretário adjunto de Educação do Maranhão, Delmar Moreira Júnior; e os representantes do Amazonas, Mailson Rafael Ferreira; e do Pará, Marcelo França; além de outras autoridades e representantes de povos indígenas.
Durante a sessão, foram discutidas diversas pautas e prestados informes gerais da Secretaria Executiva do Consórcio da Amazônia Legal (CAL), a parceria de gestão escolar com o Instituto Unibanco e o programa Custo Amazônia, que abrange iniciativas do governo federal como o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE), o Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) e o Programa Nacional de Apoio ao Transporte Escolar (Pnate). Houve também uma ênfase especial no fortalecimento da Educação Indígena, com discussões entre os secretários dos povos indígenas.
A coordenadoria do consórcio ficou a cargo de Sandra Casimiro. Também foram delineadas as ações a serem desenvolvidas ao longo de 2024, visando fortalecer a educação na região amazônica e promover avanços no setor.
O gerente de pesquisa e inovação do Instituto Unibanco, João Marcelo Borges, apresentou a proposta do oferecimento de oportunidades formativas para as equipes gestoras das escolas e as metas do acordo de cooperação técnica.
O secretário Aberson Carvalho destacou a importância do trabalho desenvolvido na reunião e ressaltou a urgência das pautas discutidas, além de enfatizar a parceria com o Instituto Unibanco e os custos amazônicos relacionados aos programas do governo federal.
A secretária Sandra Casemiro, considerou positivas as discussões da câmara e prometeu reforçar as pautas nos próximos encontros do consórcio.
O encontro resultou na consolidação de um relatório sobre a estrutura das escolas indígenas, a formação dos professores indígenas, o concurso para os professores indígenas e sobre o Pnate, que será entregue na sexta-feira, 12, aos governadores da Amazônia Legal.