Câmara Técnica do Comércio Exterior aprova agenda de fortalecimento do corredor interoceânico apresentada pelo governo do Acre

A Câmara Técnica do Comércio Exterior do Fórum Empresarial de Desenvolvimento e Inovação do Estado do Acre aprovou na manhã desta quarta-feira, 13, em reunião ordinária da Assembleia Legislativa (Aleac), em Rio Branco, a agenda de fortalecimento do corredor interoceânico e da balança comercial do Acre, apresentada pelo governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia (Seict) e da Agência de Negócios do Acre (Anac).

Agenda reuniu representantes do setor produtivo, gestores e empresários no plenário da Aleac. Foto: Clemerson Ribeiro/Anac

O titular da Seict, Assurbanípal Mesquita, é o coordenador da CT do Comércio Exterior, que tem como objetivo formular, adotar, implementar e coordenar políticas de atividades relativas à atração de investimentos estrangeiros e o debate sobre temas tarifários e não tarifários, o financiamento às exportações e a promoção da produtividade e da competitividade das empresas acreanas no mercado internacional.

Mesquita falou da integração do Oceano Pacífico com o Brasil e, especialmente, com o Acre, que, segundo o coordenador, “tem um corredor de exportação e importação pronto”, tendo sido o primeiro eixo multimodal Atlântico-Pacífico na América do Sul, construído para favorecer a integração sul-americana, a circulação de pessoas, o turismo e o comércio bilateral entre o Brasil e o Peru e o acesso dos produtos brasileiros ao Pacífico.

Com a agenda aprovada, a CT deu um pontapé inicial. “Agora é pé na estrada. Com a participação direta do governador Gladson Cameli, que tem dado apoio à integração de secretarias, o objetivo é aumentar a promoção dos negócios que já estão acontecendo pelo corredor interoceânico. Temos compromissos diplomáticos que vêm recebendo ajuda do parlamento acreano, com o empenho direto do deputado Luiz Gonzaga e, agora, da comissão especial presidida pelo deputado Afonso Fernandes”, acrescentou o titular da Seict.

Presidente da Aleac, deputado Luiz Gonzaga quer ampliar participação do parlamento até o estado do Mato Grosso. Foto: Clemerson Ribeiro/Anac

O presidente da Aleac, deputado Luiz Gonzaga lembrou que a balança comercial do estado segue registrando superávit nos dois primeiros meses do ano, com alta na exportação de carne suína. Pare ele, isso demonstra que as instituições que promovem o corredor interoceânico estão no rumo certo.

“É importante ter planejamento, precisamos fortalecer o comércio exterior com o Peru e a Bolívia. Trabalhamos para aperfeiçoar a alfândega, a Dom Porquito segue como principal exportadora do Acre, temos inclusive a proposta de levar essa indústria para o Juruá. O Parlamento se coloca como interlocutor entre o Poder Legislativo, o Poder Executivo e o setor empresarial, para ampliar essas relações pelo desenvolvimento do estado”, analisou Gonzaga.

Para o presidente da Comissão Especial Internacional, deputado Afonso Fernandes, ao tomar-se como base os dados do ano passado, o índice mais baixo de desemprego no Acre remete ao que vem sendo construído na relação bilateral com os países andinos. “A Dom Porquito é o maior exemplo, precisamos ampliar o número de empresas com capacidade de exportação para gerar mais emprego e renda, esse é um dos objetivos da nossa comissão especial, dirimindo os gargalos que vão surgindo e alinhando as leis entre os países”, disse.

Representantes governamentais citaram a importância da atração de investimentos para a ZPE no Acre. Foto: Clemerson Ribeiro/Anac

A presidente da Agência Nacional de Negócios do Acre (Anac), Waleska Bezerra, destacou o trabalho realizado junto à Embaixada do Peru e a parceria com a ApexBrasil, na qualificação de empresas acreanas para exportação de produtos.

“O Estado tem buscado parceria com o governo federal e o setor produtivo para tornar nossos produtos cada vez mais competitivos. A Câmara Técnica tem sido um forte apoio na construção desse ambiente de negócios que gera mais emprego e renda. Essa é a determinação do governador”, garantiu Waleska.

O secretário adjunto de Agricultura e vice-presidente da Federação de Agricultura e Pecuária do Estado do Acre (Faeac), Edvan Azevedo, representou o setor durante a reunião ordinária. Participaram também do encontro o presidente da Zona de Processamento e Exportação (ZPE), Alan Lima; o superintendente do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) no Acre, Paulo Trindade; o coordenador regional da Suframa no Acre, Jefferson Barroso; o diretor de assuntos aduaneiros da ZPE, Marcos Oliveira de Moraes; e o diretor da Secretaria de Governo, Marcos Clay Silva.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter