Café, cadeias produtivas, tecnologia e investimentos na agricultura são destaques do GovCast

No episódio desta semana do GovCast, o podcast do governo do Acre, o titular da Secretaria de Estado de Agricultura (Seagri), José Luis Tchê, foi o convidado especial nesta terça-feira, 9, e compartilhou os avanços do setor.

Durante o bate-papo, o gestor destacou o avanço da agricultura, que tem batido recordes, e classificou o momento do setor como “fantástico”.

Luis Tchê destacou avanços da agricultura no Acre. Foto: Ingrid Kelly/Secom

“Quando chegamos à secretaria, já se plantava soja, milho e café, e fomos caminhando, discutindo e dialogando com os produtores rurais. Ano após ano, os números por si só falam: a média do Brasil é de 54 a 56 sacas de soja, a nossa no ano passado foi de 62. Isso demonstra que temos um solo fértil. Se fizer uma análise de solo, corrigir adequadamente, muda a vida do produtor rural, assim como o milho, que é uma cadeia consolidada”, destacou.

O gestor também abordou a cheia dos rios, evento climático que atinge diversos produtores quase todos os anos, e como o governo trabalha para minimizar, por meio de programas da Seagri, os danos causados: “Estamos atentos, porque logo que chegamos à secretaria, pensamos em tecnologia, e a mudança climática veio, pegamos duas alagações e secas extremas. O governo do Estado tem preocupação com o produtor rural, e logo no primeiro ano conseguimos o fato inédito de comprar a produção daquelas pessoas que ‘estavam alagando’. Depois fizemos o Peixe no Prato Solidário, comprando peixe dos produtores, para não perder a produção. Hoje a secretaria tem estrutura para atender nossos produtores rurais”, explicou.

Tchê compartilhou novidades sobre o setor. Foto: Ingrid Kelly/Secom

O gestor destacou, ainda, a produção sustentável no Acre, garantindo a proteção da floresta. “Havia um olhar diferenciado, que não podia plantar soja, porque iria desmatar. Hoje a agricultura e o meio ambiente trabalham juntos, de mãos dadas, e o produtor está muito consciente disso”, disse.

Tchê completou afirmando que a produção de soja e o milho são necessárias. “Nós temos milho e soja e vamos fazer o quê? Ração. Olha as fábricas de ração que estão se instalando no nosso estado. Isso diminui o custo de produção da ave, peixe, porco e gado. A gente precisa dessa mercadoria, porque antes tinha que vir de fora, e ainda sobra para poder exportar”, disse.

Café do Acre ganhou destaque nacional. Foto: Ingrid Kelly/Secom

Outro destaque analisado no GovCast foi o café acreano, que vive um momento de grande valorização, com exposição em feiras nacionais e competições, assim como capacitações para produtores.

“Todos os secretários que passaram pela pasta deram sua contribuição. O que o nosso governo fez de diferença foi olhar para a necessidade do produtor, como a análise de solo. Nosso governo fez o concurso do café, estamos na terceira edição, para dizer para o Brasil e mundo que produzimos café e cuidamos da floresta. Esse café foi para Belo Horizonte e foi um resultado fantástico: no ‘top 30’ dos melhores cafés do Brasil, quatro são acreanos, e no ‘top 15’, dois são do Acre, e tudo isso é trabalho”, relatou.

Ainda durante a entrevista, o gestor apontou o investimento, a mecanização e a tecnologia voltada para a agricultura, o que demonstra o compromisso do governo com o setor.

Tchê afirma que investimentos na agricultura fortalecem o setor. Foto: Ingrid Kelly/Secom

“Conseguimos aprovar, na Assembleia Legislativa, uma lei para comprar mudas de café. Até abril do ano que vem, vamos colocar no mercado R$ 8 milhões em compras de mudas dos nossos viveiristas. Hoje lançamos um edital para fazer a cotação de preço no mercado, para chegarmos a um preço justo”, explicou.

“Fizemos um investimento grande e criamos o Programa Solo Fértil, que foi o único do Brasil que comprou equipamentos americanos. Estamos trabalhando para, até o fim de dezembro, colocarmos para funcionar, pois nossos produtores estão ansiosos para fazer análise do solo nas propriedades. Conseguimos, por meio de emenda parlamentar da nossa vice-governadora Mailza [quando senadora], receber mais duas máquinas. Há investimentos em todos os lados”, afirmou.

Uma das novidades apresentadas pelo gestor é o lançamento do Agricultor Digital, uma plataforma em que o produtor poderá oferecer os produtos para o mercado, que deve ser lançada nos próximos dias.

Além disso, Tchê destacou o programa Pinto de Um Dia, um dos mais antigos do Estado, que foi retomado durante a gestão. “Hoje [o programa] compra o pinto de fora e repassa ao produtor, que é um parceiro do governo e paga para ter um pinto, mas com um custo subsidiado, e conseguiu chegar ao pequeno produtor. Entregamos mais de cem  mil pintos esse ano e,  com a incubadora de ovos, vamos entregar de 50 a 60 mil pintos por mês”, informou.

GovCast apresenta destaques da gestão. Foto: Ingrid Kelly/Secom

A cadeia de produção do mel também ganhou destaque durante o podcast. O gestor citou avanços no setor, assim como o cacau e a pecuária, com a distribuição de calcário, adubo e material genético.

“A pecuária do nosso estado não é para o Acre, nem para o Brasil, é para o mundo. É um gado fantástico e estamos trabalhando isso. Nós temos o Pecuária Mais Eficiente, que é para a questão da bacia leiteira, de recuperação da área degrada para produzir mais em menos espaço. Todo mundo sabe que nosso solo é bastante ácido, precisa de calcário para fazer correção, não apenas para pecuária, mas para outras atividades”, destacou.

Como próximos passos para 2026, o gestor da pasta explicou, ainda, que o lançamento do Agricultor Digital e do edital de cotação de preço são pontos importantes à continuidade do trabalho, além do planejamento estratégico do último ano da gestão, para fechar com excelência as ações para o setor.

“Quero agradecer de coração ao governador Gladson Camelí e à vice-governadora Mailza Assis, que deram oportunidade a todos os funcionários da Secretaria de Agricultura, que fazem a grande diferença. Tenho muito orgulho do meu governador e da minha vice-governadora que deram a oportunidade, que eu tenho certeza que é um sonho na minha vida”, finalizou.

O Govcast vai ao ar todas às terças-feiras pelo canal oficial do governo do Acre no YouTube, trazendo entrevistas e debates sobre políticas públicas e ações prioritárias do Estado.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter

Tags: