Cães policiais auxiliam na Operação Papai Noel na capital

Os cães policiais passam por constante treinamento (Foto: Lessandro Alencar/PMAC)
Cães policiais passam por constante treinamento (Foto: Lessandro Alencar/PMAC)

Na manhã desta terça-feira, 8, uma operação conjunta entre o Grupo de Intervenção Rápida Ostensiva (Giro), do 1º Batalhão de Polícia Militar, e a Companhia de Cães (CPCães/BOPE) levou uma dupla de cães farejadores à área comercial e camelódromo, no Centro de Rio Branco. A ação teve como objetivo localizar pontos de vendas de entorpecentes e prender infratores que cometam este tipo de delito.

O coronel Atahualpa, comandante do 1º BPM, que cobre a área central de Rio Branco, explica que este tipo de ação conjunta fortalece o policiamento da “Operação Papai Noel”, que iniciou na última semana.

Ela tem como objetivo aumentar o número de policiais nas ruas de Rio Branco e, assim, diminuir índices de delitos nas áreas comerciais e residenciais da cidade.

Um comerciante, que não quis se identificar, elogiou a ação. “Toda hora tem usuários de drogas circulando aqui por perto, e a gente nunca sabe o que pode acontecer.

Talvez assim diminua a presença deles nas proximidades e as pessoas venham mais para o Centro fazer suas compras de Natal”, relatou.

O sargento G. de Queiroz explicou que os cães passam por constante treinamento, desde filhotes, e isso inclui controle psicológico, que os acostuma a andar entre os populares, sem risco de ataques.

Os cães são usados também em contenção de distúrbios civis, presídios ou em grandes eventos, como jogos em estádios.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter