Cadeiras de rodas fabricadas no Estado são apresentadas em sessão solene

No Acre já são fabricados itens de sapataria e órtese e próteses (Foto: Júnior Aguiar/Sesacre)
No Acre já são fabricados itens de sapataria e órtese e próteses (Foto: Júnior Aguiar/Sesacre)

Durante sessão solene desta quinta feira, 7, na Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), o deputado Raimundinho da Saúde apresentou os trabalhos desenvolvidos pelo governo do Estado, por meio da Oficina Ortopédica de Rio Branco, para garantir mobilidade e acessibilidade às pessoas com algum tipo de deficiência física.

Na ocasião, foram apresentados os protótipos de órtese e próteses, cadeiras de rodas e outros meios auxiliares de locomoção fabricados pelos profissionais da unidade.

O gerente-geral da Oficina Ortopédica, Leunam Ramos, disse que o objetivo da solenidade era buscar intermediação política para que as cadeiras de rodas passem a ser fabricadas no Estado e, assim, atenda um número maior de pessoas que necessitam do serviço.

As cadeiras poderão ser fabricadas de acordo com o biótipo de cada paciente (Foto: Júnior Aguiar/Sesacre)
As cadeiras poderão ser fabricadas de acordo com o biótipo de cada paciente (Foto: Júnior Aguiar/Sesacre)

“Trouxemos os protótipos para mostrarmos que temos capacidade de produzir esses itens aqui no Acre. Se o governo conseguir reverter o dinheiro destinado a compra de meios auxiliares de locomoção para a compra de insumos, poderemos fabricar muito mais unidades e com ótima qualidade”, destacou Ramos.

O líder do governo na Aleac, Daniel Zen, parabenizou a iniciativa de fabricar as cadeiras de rodas no Estado e se colocou à disposição para contribuir efetivamente para o fortalecimento desse serviço.

Participaram da solenidade deputados estaduais, servidores públicos; representantes da Associação de Pais e Amigos Excepcionais (Apae) de Rio Branco e Cruzeiro do Sul, do Centro de Recuperação Dom Bosco, gestores da Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre) e a população em geral.

A Oficina Ortopédica de Rio Branco funciona há 38 anos e realiza uma média de 1,1 mil atendimentos por mês. Além dos meios auxiliares de locomoção, o setor oferece serviços de fisioterapia, sapataria, terapia ocupacional e órtese e prótese.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter