O papel que a biodiversidade pode desempenhar para contribuir com a sustentabilidade das comunidades extrativistas será apresentado pela Fundação de Tecnologia do Estado do Acre (Funtac) na Expoacre Juruá 2024, em Cruzeiro do Sul. A ação representa uma forma de gerar visibilidade à atuação das comunidades da cadeia produtiva do látex nativo, cacau nativo, óleos vegetais e sementes florestais.
A presidente da Funtac, Iuçara Souza, afirma que as principais atividades da instituição estão presentes no Juruá, em projetos realizados com cooperativas. “A ideia é trazer esse trabalho para mostrar o que o governo fomenta nesse meio, apresentando produtos de impulsionamento e competitividade”, informa.
A chefe do Departamento de Projetos e Pesquisas da instituição, Débora Verçosa, destacou a relevância das cadeias produtivas voltadas para a sustentabilidade. A instituição promove de quinta-feira, 1º, a domingo, 3, o Encontro dos Atores da Sociobiodiversidade, no Centro de Referência em Inovação para a Educação (Crie), em Cruzeiro do Sul.
“Queremos ampliar as discursões, a capacitação dos produtores rurais, empreendedores, acadêmicos, profissionais e técnicos, promovendo minicursos voltados para sementes florestais e gestão de negócios”, explica Débora.
Com quase 36 anos de existência, a Funtac se consolidou como instituição científica de referência no Acre e no restante do Brasil. Seu corpo técnico e estrutura laboratorial desenvolvem inovações e soluções tecnológicas que dão suporte a políticas de governo, destacando-se no manejo florestal de uso múltiplo em produtos madeireiros e não madeireiros, construções sustentáveis e serviços tecnológicos.