Bujari sedia primeiro Encontro de Mulheres Camponesas e do Som da Liberdade

O ramal Espinhara, na zona rural do Bujari, foi o ponto de encontro das mulheres do Movimento de Mulheres Camponesas (MMC) e das beneficiadas pelo projeto Som da Liberdade do bairro Taquari, em Rio Branco. A conversa girou em torno de alimentação saudável, violência doméstica e políticas públicas para as mulheres.

Vice-governadora dialogou com mulheres do movimento de camponesas e comunidade (Foto: Val Fernandes/Secom)

A iniciativa é do gabinete da vice-governadora Nazareth Araújo e do MMC, e conta com o apoio da Universidade Federal do Acre, além das Secretarias de Políticas para as Mulheres (SEPMulheres) e de Pequenos Negócios (SEPN).

“É muito bonito ver essa troca de experiências entre as mulheres da zona rural e urbana. Elas estão tendo a oportunidade de conhecer histórias de emancipação e de superação de momentos de violência. Estou feliz de estar propiciando a essas mulheres essa oportunidade”, disse Nazareth Araújo.

Ainda segundo a vice-governadora, “enquanto governo, sabemos da necessidade de empoderarmos as pessoas e os movimentos sociais para que busquem a sua emancipação. É através de ações como essas que realizamos as políticas públicas de empoderamento social das pessoas aonde quer que elas estejam”, frisou.

Som da Liberdade

A ação foi possível, graças ao Som da Liberdade, idealizado pelo gabinete da Vice Governadoria. A atividade, realizada dentro do  Encontro de Mulheres do MMC, contemplou 50 mulheres e marca também o encerramento do projeto para as mulheres do Taquari.

O Projeto Som da Liberdade atua com ações de arte e cultura, utilizando a música como instrumento de prevenção, desenvolvendo não só as habilidades musicais, mas, sobretudo, realiza discussões transversais que envolvem temas, como: drogadição, gravidez na adolescência, violência familiar, exploração sexual, cidadania, autoestima, relação interpessoal, consciência ambiental, tendo como foco maior a prevenção e o enfrentamento às violências, em especial ao uso problemático de drogas.

Projeto Som da Liberdade busca a prevenção da juventude por meio da música (Foto: Val Fernandes/Secom)

Elza Menezes é uma das beneficiadas com o Som da Liberdade e destacou que o projeto tem mudado a vida de muitas pessoas. “Por meio das oficinas que participei, hoje tenho minha independência financeira e me sinto muito bem. Minha torcida é que o projeto continue a fazer a diferença na vida de mulheres que não saem da situação de violência por não saber que existem ações como essas que podem mudar sua vida”, frisou.

Desde que iniciou, esta é a 12ª turma. Atualmente o Som da Liberdade está presente em três Centros Socioeducativos de Rio Branco, possui uma turma em Bujari – atendendo de forma preventiva 23 jovens da zona rural.

Para setembro, a previsão é a abertura de mais duas turmas nos bairros Esperança I e II.

MMC fazendo a diferença no campo

O Movimento de Mulheres Camponesas está escrevendo sua história ao passar conhecimento às pessoas que residem no campo da importância de ações como o cultivo de uma alimentação saudável aliada a conservação do meio ambiente.

Para Giovana Nascimento, coordenadora estadual do MMC, “este momento é muito rico. Conhecemos histórias de mulheres guerreiras que buscaram o empoderamento de suas vidas por meio da qualificação. Isso está fazendo com que elas mudem suas vidas e suas histórias”, revelou.

A professora Francinete de Souza também fala de sua alegria em fazer parte do MMC. “Graças as orientações que nos são repassadas temos tido a oportunidade de desfrutar de uma alimentação saudável e de qualidade. Tudo isso irá resultar em vida com mais qualidade. Nos sentimos mais motivadas na hora de prepararmos a alimentação para nossa família”, destacou.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter