apoio no interior

Bujari ganha sede própria do núcleo da Secretaria de Educação

Um dia histórico. Assim pode ser considerada esta sexta-feira, 28, para o Bujari, a 28 km de distância de Rio Branco. É que o município ganhou uma sede própria do núcleo da Secretaria de Educação, Cultura e Esportes (SEE). A sede fica localizada em um antigo espaço que estava abandonado.

Da solenidade de inauguração do núcleo participaram o secretário Mauro Sérgio Ferreira da Cruz (SEE), o presidente da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), deputado Nicolau Júnior, o prefeito Romualdo Araújo, a coordenadora do núcleo no município, professora Zilmar Almeida e a professora Nabiha Bestene, que assessora os núcleos do interior.

Professora Zilmar Almeida e o secretário Mauro Cruz na inauguração do Núcleo do Bujari Foto: Mardilson Gomes

Com a inauguração, a SEE poderá melhorar e maximizar o atendimento a professores e gestores que buscam o núcleo todos os dias. Outra vantagem é o espaço, por ter sido cedido pela prefeitura, não é alugado, permitindo economia para o Estado, uma política da gestão do professor Mauro Sérgio Cruz.

A professora Zilmar Almeida, além de agradecer o governador Gladson Cameli, lembrou os investimentos realizados pela SEE ao longo do ano passado, como a reforma e revitalização de 9 das 23 escolas estaduais no município, o programa de saúde dental, além de uma importante edição do Viver Ciência. “A SEE não tem medido esforços para alcançar a qualidade do ensino em nosso município”, lembrou.

O prefeito Romualdo Araújo lembrou a importância do investimento feito pelo Governo do Estado. Segundo ele, era um espaço que estava abandonado e a prefeitura, sozinha, não teria como manter. “Esse antigo centro cultural era municipalizado e a prefeitura não tinha condições de mandar arrumar esse espaço”, reconheceu.

Secretário Mauro Cruz lembrou os investimentos do governo na Educação Foto: Mardilson Gomes.

O secretário Mauro Cruz também lembrou os investimentos que o governo tem feito no município. A inauguração do núcleo é o segundo que a SEE realiza em menos de 15 dias. O primeiro núcleo a ser entregue completamente revitalizado foi o de Brasileia.

“Esse espaço estava totalmente abandonado e em desuso, mas agora o governador Gladson Cameli está entregando um presente para o município do Bujari. E o maior presente, sem dúvida, são os projetos e decisões que saem daqui para melhorar a qualidade do ensino e essa qualidade tem sido um compromisso da nossa gestão”, disse.

Investimentos

Durante a inauguração da sede do núcleo do Bujari, o secretário Mauro Sérgio Cruz fez questão de lembrar o esforço que tem sido realizado pelo governador Gladson Cameli em prol da Educação. Somente no ano passado foram mais de 400 escolas reformadas e revitalizadas. Agora, somente nos dois primeiros meses do ano, já são 120.

De acordo com o secretário, são investimentos que irão continuar e, mais do que isso, aumentar. Lembrou do esforço do governador para fornecer duas refeições diárias aos alunos e distribuir fardamento gratuitamente para mais de 150 mil estudantes, recursos que para este investimento somam mais de R$ 20 milhões.

Somente em 2020, 120 escolas já foram reformadas e revitalizadas pelo governo Foto: Mardilson Gomes

Ele também lembrou a política de informatizar as escolas do estado com a distribuição de computadores para as escolas, o que irá ajudar os profissionais da área administrativa. Também laboratórios móveis estarão sendo disponibilizados e a distribuição dos livros paradidáticos, “para que a gente possa estar fomentando leitores e escritores em nossas escolas”.

“Começaremos também esse ano a trabalhar visando a preparação do Saeb com o novo Ideb, projeto que a Secretaria tem. Estamos levando também oficinas de práticas de leituras para as escolas. Tudo isso a SEE vem fazendo para melhorar não apenas a estrutura da escola, mas para melhorar o aprendizado dos nossos alunos”, afirmou o secretário.