A segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação começa no próximo sábado, 13, com o objetivo de vacinar mais de 96 mil crianças de 0 a 5 anos
Na manhã dessa segunda feira, 08, o Governo do Estado fez o lançamento da segunda etapa de vacinação contra a poliomielite no município de Bujari, por meio da Secretaria de Estado de Saúde do Acre e a prefeitura do lugar.
Essa segunda etapa pretende alcançar os 95% de cobertura estabelecida pelo Ministério da Saúde (MS), o que corresponde a 96.800 crianças de zero a cinco anos de idade. Nas zonas rurais as ações já deram início, considerando as dificuldades de acesso e período de estiagem com a seca dos rios.
A segunda etapa da Campanha Nacional de Vacinação começa em todo o Brasil no próximo sábado, 13, e nos demais municípios acreanos, além da pólio as crianças poderão imunizar-se com a vacina tríplice viral, ou seja, sarampo, caxumba e rubéola. Devem se vacinar as crianças menores de sete anos de idade (12 meses a 6 anos, 11 meses e 29 dias) independente da situação vacinal estar em dia ou já ter sido acometido pela doença.
O lançamento da Campanha foi realizado na unidade de saúde da família Maria Iza Viana, no município do Bujari, e contou com a participação dos alunos da escola infantil Paraíso da Criança. Fizeram o lançamento da campanha a secretária de Estado de Saúde, Suely Melo, o prefeito, João Edivaldo Teles de Lima e a secretária municipal de saúde, Antônia Marreiro de Matos.
A secretária Suely Melo explica que na primeira etapa, o Acre alcançou a meta preconizada pelo Ministério da Saúde, que corresponde a 95% de cobertura em todo o Estado.
“Na primeira fase da campanha conseguimos vacinar cerca de 79.650, o que represente 97,91% de cobertura vacinal em todo o estado do Acre, com isso estamos dando continuidade da erradicação da poliomielite no Brasil”, destaca Suely.
O prefeito do município do Bujari, João Edivaldo Teles de Lima, conhecido popularmente como “Padeiro”, fala da satisfação em que o município recebe esse lançamento da campanha: “Esse é um momento em que a parceria do governo e prefeitura só vem beneficiar a população do município, fortalecendo assim os atendimentos em saúde”.
A Sesacre disponibilizou técnicos da Divisão de Imunização do Estado para o monitoramento da campanha junto aos municípios e colher os dados de doses aplicadas e posteriormente informar a Coordenação Geral do Programa Nacional de Imunização, do Ministério da Saúde.
Para a realização do segundo segmento da vacinação, estado e município contam com uma estrutura de 290 postos fixos e móveis, distribuídos entre zona urbana e rural, 1.250 profissionais destinados exclusivamente para a campanha e 125 transportes terrestres e 34 fluviais.