Brava Gente – Um mecânico apaixonado por literatura

O menino já completara 14 anos quando teve oportunidade de conhecer as primeiras letras. E assistiu ao descerramento de um universo encantador: a literatura. Logo se apaixonou por livros, revistas e jornais.

 

“A leitura é essencial para a formação do cidadão”, afirma Álvaro de Carvalho (Foto: Arison Jardim/Secom)

“A leitura é essencial para a formação do cidadão”, afirma Álvaro de Carvalho (Foto: Arison Jardim/Secom)

 

Havia pouco, a mãe, desfeito o casamento, trouxera para Rio Branco os nove filhos, da colônia. Ali trabalharam desde a infância na roça, brocando, carpindo e cultivando arroz, feijão, milho e mandioca.

Na capital, preocupada com o sustento da família, ela não podia compreender e até desencorajava aquele gosto do filho pela leitura, que lhe parecia descabido e inútil. Sem remédio. Que Álvaro, mesmo limpando quintais e vendendo salgados para ajudar na renda familiar, sempre soube arranjar tempo para os livros.

Logo começou o curso de Técnico em Mecânica pelo Senai. E iniciou sua carreira na área. Trabalhou em grandes concessionárias, até que desejou abrir seu próprio negócio, há cerca de dez anos. Com sua oficina, no bairro do Bosque, obteve uma agenda mais flexível para prosseguir com sua formação escolar. Assim concluiu o ensino médio e iniciou uma faculdade a distância, sem dúvidas na escolha do curso: Letras-Inglês, o qual deverá concluir em julho.

Ao longo desses anos, também deu encaminhamento à vida afetiva: casou-se com Fátima, a quem também incentivou aos estudos, e tiveram três filhos.

Na comunidade de sua igreja (mórmon), fez amigos americanos, o que o estimulou a conhecer melhor a língua inglesa. “Hoje eu me comunico com eles em inglês pela internet ou pessoalmente”, afirma Álvaro, que, para aprimorar o domínio do idioma, estuda no Centro de Línguas mantido pelo governo do Estado.

Como leitor, Álvaro é exigente. Refinado em suas escolhas, aprecia escritores da envergadura de Machado de Assis, Clarice Lispector e Virginia Woolf. “A leitura é essencial para a formação do cidadão”, afirma.

Sua conquista mais recente é a aprovação no Concurso EJA (Educação de Jovens e Adultos) do Estado, para lecionar na área de linguagens, em Rio Branco.

E acalenta novos sonhos. Aos 43 anos, Álvaro de Carvalho pensa em estudar Direito. “Estou satisfeito com o que já fiz, mas sei que posso melhorar”, diz.

{xtypo_rounded2}

Como mecânico, um profissional competente e honesto – Depoimento

“Conheci Álvaro há cerca de dois anos. Meu carro apresentou problemas num final de tarde e fiquei na rua. Liguei para um mecânico indicado por um amigo, que me deixou esperando duas horas e não veio. Já bastante chateada, chamei outro, que se recusou a vir. Então eram oito da noite e eu não sabia mais o que fazer. Comunicando-me com amigos por telefone, recebi a indicação do Álvaro. Ele chegou para me socorrer cerca de vinte minutos após a minha chamada.

Foto: Arison Jardim/Secom

Identificou o problema e, para saná-lo, disse que precisava de uma peça que, pensou, talvez tivesse em sua oficina. Fomos até lá, mas não havia. Ligou para o dono de uma loja de autopeças, amigou seu. Fomos até a casa do homem, que, por sua vez, nos levou até a loja e me vendeu o produto.

Voltamos ao local onde estava o carro e Álvaro rapidamente fez o reparo. Aí me preparei: ele haveria de me fazer pagar bem caro pelo pronto atendimento àquela hora. E foi então que o cidadão Francisco Álvaro Cunha de Carvalho me surpreendeu: cobrou-me tão somente um preço justo. Fiquei perplexa com a honestidade, a prontidão e, ainda por cima, a simpatia do Álvaro. Que, por conta de sua retidão, ganhou minha fidelidade como cliente. Por isso, divulgo seu contato com tranquilidade: 9974-4580”

Onides Bonaccorsi Queiroz{/xtypo_rounded2}

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter