Brasileia terá dois hospitais: Raimundo Chaar e Wildy Viana

Com a entrega do novo Hospital Regional do Alto Acre Wildy Viana nesta sexta-feira, 31, Brasileia passará a ter duas unidades, pois o Hospital Raimundo Chaar continuará em atividade. O novo espaço terá uma complexidade de serviços que atenderá todos os municípios da região, incluindo pacientes dos países vizinhos Peru e Bolívia.

O secretário de Estado de Saúde, Rui Arruda, explica que na unidade Raimundo Chaar, que terá uma reforma parcial, vão permanecer atendimentos como os serviços de maternidade, centro cirúrgico e enfermarias. Já de imediato, o Hospital Regional tem início com os setores de ambulatório, urgência e emergência, e laboratório.

O grande hospital do Alto Acre

A equipe que vai atuar no Hospital Regional do Alto Acre Wildy Viana terá o compromisso, junto ao governo do Estado, de atender uma população de mais de 100 mil pessoas de toda a região. A unidade tem mais de 12 mil metros quadrados e está tendo um investimento de mais de R$ 80 milhões.

O governador Tião Viana explica que o hospital representa um grande salto na qualidade da saúde do Alto Acre, garantindo que a população tenha um atendimento mais humanizado. “Esta unidade está preparada para os próximos 30 anos e poderá servir como berço para um hospital-escola aqui em Brasileia.”

Quando estiver totalmente concluído, o Hospital Regional contará com ambulatório, urgência e emergência, leitos de terapia semi-intensiva, repouso dos funcionários, observação, radioimagenologia, laboratório, enfermaria, administração, refeitório, cozinha, apoio e serviços, medicamentos, abrigo de resíduos, centro obstétrico, centro cirúrgico e repouso, entre outros setores. Terá ainda 91 leitos (o atual Hospital Raimundo Chaar tem 42).

História de Wildy Viana

O Hospital Regional do Alto Acre presta uma homenagem a Wildy Viana, personagem histórico de Brasileia e da vida política acreana. Desde seus primeiros passos, sempre contribuiu para diversos setores, como agricultura e saúde do estado. “Nós queríamos um horizonte de dignidade”, dizia Wildy quando estava em um momento importante de sua trajetória.

Nascido em Brasileia, no seringal Paraguaçu, Wildy viveu os primeiros 23 anos de sua história no município, onde já trabalhava em prol da comunidade. Seu filho Tião Viana relata que ele esteve junto do padre Paolino Baldassari já na construção da igreja local e nos atendimentos ao longo dos rios e comunidades rurais.

“Tenho na lembrança que talvez ele tenha dado metade de tudo que ganhou na vida para ajudar os enfermos, no tempo em que não havia SUS [Sistema Único de Saúde] e quando o poder público não atendia comunidades rurais em ambulatórios ou serviços”, declara Tião Viana.

Wildy Viana foi vereador, deputado estadual e federal. Atuou sempre com dignidade e ética, chegando à vice-presidência da Comissão de Serviço Público da Câmara dos Deputados em 1982 e foi um dos autonomistas que ajudaram a elevar o Acre da condição de Território a Estado. Já em 1984 lutou pelas eleições diretas para presidente da República.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter