Até o dia 15 de outubro deste ano, a Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) vai inaugurar em Brasileia um posto de atendimento da autarquia. A cidade, a 220 quilômetros de Rio Branco, é um local estratégico devido à proximidade da fronteira com a Bolívia, e o posto deve aumentar a segurança no controle de entrada de mercadorias pela região, além de otimizar os serviços de fiscalização no Estado.
A iniciativa é uma parceria da Suframa com a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), que cedeu o espaço físico e o material a ser utilizado para realizar a fiscalização de mercadorias que entram pela Área de Livre Comércio de Brasiléia-Epitaciolândia. O Sistema de Parametrização de Vistorias a ser utilizado – pelo qual a constatação do ingresso da mercadoria é realizada com base em parâmetros de análise técnica – será o chamado Canal Cinza, que analisa a documentação e verifica fisicamente 100% da mercadoria, além de promover outros procedimentos de análise e controle pela Suframa, quando necessário.
Inicialmente, três servidores da autarquia atuarão no local, que será vinculado à Coordenação Regional da Suframa em Rio Branco. O novo posto de atendimento ficará na agência da Secretaria de Fazenda do Acre, localizado na Avenida Geni de Assis, Centro de Brasileia.