A Secretaria de Estado de Saúde (Sesacre), em parceria com as universidades Federal do Acre (Ufac) e de Toronto, no Canadá, realizou, na tarde desta segunda-feira, 10, a aula inaugural do II Curso de Especialização em Atenção Primária em Saúde.
Participam do curso mais de 30 profissionais de todo o Estado, com formação na área e que trabalham na atenção primária de saúde. A classificação dos candidatos foi feita por meio de análise curricular. Foram oferecidas 30 vagas, sendo uma para cada município do Estado, duas para docentes da Ufac, uma para o Centro de Ciências da Saúde e do Desporto (CCSD) e seis para profissionais de unidades de saúde cadastradas na Programa de Avaliação para Melhoria da Qualidade da Saúde da Família (PAMQ).
Na solenidade de abertura do curso, estiveram presentes a secretária de Estado de Saúde, Suely Melo, o secretário municipal de Saúde, Osvaldo Leal, a coordenadora do curso em Toronto, Wilfrida Chaves, a reitora da Ufac, Olinda Batista Assmar, e a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação Rusleyd Magalhães.
Segundo Wilfrida Chaves, o curso visa contribuir para a melhoria da saúde no Acre, por meio da educação do profissional de saúde, que irá aprimorar o atendimento e fortalecer o Sistema Único de Saúde [SUS].
A coordenadora diz que o Brasil é considerado líder no sistema de atenção primária de saúde, por isso o curso está sendo realizado para capacitar os trabalhadores. “Esperamos que essa parceria entre Brasil e Canadá continue com outros projetos”, defende Wilfrida.
Para Suely Melo, o curso irá fortalecer a atenção primária. “Esses profissionais estão sendo qualificados para que, ao retornarem à sua região, possam ser multiplicadores do que será transmitido aqui”, disse.
A Sesacre está investindo mais de R$ 600 mil nessa formação, com o intuito de capacitar os servidores da área, o que proporcionará mais qualidade para a assistência em saúde. O curso tem carga horária de 420 horas e o certificado será entregue pela Universidade de Toronto e revalidado pela Ufac, que disponibiliza tutores para o acompanhamento das atividades acadêmicas. As aulas terão três módulos presenciais e atividades à distância, durante nove meses.