Brasil, Bolívia, Peru e México planejam participação dos membros do Comitê Global em intercâmbio técnico da Força-Tarefa dos Governadores

O governo do Acre, por meio da Secretaria Extraordinária dos Povos Indígenas (Sepi) e do Instituto de Mudanças Climáticas e Regulação de Serviços Ambientais (IMC), integrou a reunião para a definir as pautas de interesse dos membros do Comitê Global  que participam do intercâmbio técnico da Força-Tarefa dos Governadores para o Clima e Floresta (GCF Task Force), que será realizado de terça-feira, 23, a quinta, 26, em Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia.

A reunião preparatória, realizada na tarde deste domingo, 21, naquela cidade boliviana, contou com a participação de representantes da Bolívia, Peru, México e Brasil (Acre) e foi conduzida pelo secretário global da GCF Task Force, Jason Gray; pela a diretora de Projetos do GCF Task Force, Colleen Scanlan Lyons; e pelo coordenador Regional do GCF no Brasil, Carlos Aragón.

Membros do Comitê Global alinham participação em intercâmbio técnico da Força-Tarefa dos Governadores para o Clima e Floresta. Foto: Ângela Rodrigues/IMC

A presidente do Comitê Regional para Parcerias com Povos Indígenas e Populações Tradicionais do GCF no Brasil e secretária de Estado dos Povos Indígenas do Acre, Francisca Arara, explicou que o comitê é um espaço de governança criado na GCF para debater com os governadores, financiadores e parceiros, ações para proteger os direitos dos povos indígenas.

Francisca Arara também preside o Comitê Regional para Parcerias com Povos Indígenas e Populações Tradicionais/GCF no Brasil. Foto: Ângela Rodrigues/IMC

“Tratamos pautas prioritárias e também a nossa participação nessa agenda de intercâmbio. Precisamos reorganizar e ampliar temas de interesse e acrescentar ações voltadas para gestão, formação e intercâmbios, para que possamos debater com propriedade sobre aquilo que a gente já vem fazendo no Acre, em projetos voltados para a bioeconomia, sustentabilidade e economia verde”, destacou.

Francisca Arara realizou ainda uma breve apresentação de como se dá o fluxo para repartição de benefícios em Programa de REDD+ Jurisdicional pelo governo do Acre, por meio do Sistema de Incentivo a Serviços Ambientais (Sisa), que possibilitou a cooperação financeira com a Alemanha e Reino Unido para execução pioneira em REDD+ , o Programa REM, em sua segunda fase no Acre.

Intercâmbio técnico da Força-Tarefa dos Governadores será realizado esta em Santa Cruz de la Sierra, na Bolívia. Foto: Ângela Rodrigues/IMC

A diretora executiva do IMC, Jaksilande Araújo, foi convidada a realizar alguns apontamentos acerca do funcionamento do sistema de governança do Sisa, efetuado por meio da Comissão Estadual de Validação e Acompanhamento e das Câmaras Temáticas Indígena de  Mulheres (CTI e CTM),  que conta com a coordenação técnica do instituto.

Membros debateram orçamento e questões relacionadas a financiamento e intercâmbio em REDD+. Foto: Ângela Rodrigues/IMC

Os participantes realizaram um nivelamento das informações sobre as ações do Comitê Global e da participação na reunião técnica que será realizada nesta segunda-feira, 22, em que será deliberada a institucionalização do comitê, as estratégias de financiamento de longo prazo e a troca de experiências e lições sobre REDD+.  Outro ponto de debate foi a atualização do orçamento e questões relacionadas a financiamento e intercâmbio em REDD+.

Membros irão deliberar sobre a institucionalização do Comitê Global nesta segunda-feira, 22. Foto: Ângela Rodrigues/IMC

O intercâmbio técnico do GCF é organizado pelo governo departamental de Santa Cruz, Pando e Tarija, com objetivo de explorar abordagens inovadoras para gestão florestal, a incorporação de conhecimentos indígenas e tecnologias de ponta.

Coordenador Regional do GCF no Brasil, Carlos Aragón, realizou um nivelamento das informações sobre as ações do Comitê Global. Foto: Ângela Rodrigues/IMC

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter