Brasil, Bolívia e Peru se unem pela defesa animal e vegetal na fronteira

‡Novos encontros já estão marcados para intensificar a integração do Brasil, Bolívia e Peru na defesa animal e vegetal na fronteira (Foto: Leônidas Badaró/Secom)

O Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Acre (Idaf) participou nesta quarta-feira, 18, a convite dos Serviços de Defesa Animal e Vegetal da Bolívia e do Peru, de um encontro para discutir o fortalecimento de ações integradas na fronteira entre os três países.

A reunião foi realizada na cidade peruana de Inãpari, fronteira com o município de Assis Brasil, região do Alto Acre. A intenção das instituições é reforçar a fiscalização na fronteira, promover atividades conjuntas, trocar informações e intensificar os serviços que realizados pelas defesas sanitárias de ambos os países.

Os problemas são comuns e alguns requerem mais atenção. Um dos principais é a entrada de animais de forma ilegal pela fronteira. O objetivo é garantir que nenhum animal ou produto contrabandeado migre de um país a outro e coloque em risco a saúde da população.

“Depois dessa reunião saímos ainda mais conscientes da necessidade de trabalharmos em conjunto, com ações que garantam que a população consuma produtos de origem animal ou vegetal, com qualidade”, explica Adrian Gomes, do serviço de defesa da Bolívia.

Do lado brasileiro, as principais preocupações dizem respeito à influenza aviária, conhecida também como gripe aviária, que é uma doença altamente contagiosa. Não há registro no Brasil, mas já foram notificados casos no Peru. Outra ação que deve ser intensificada é o combate ao comércio ilegal de pescado.

Diretor do Idaf, Ronaldo Queiroz (E) participou do encontro (Foto: Leônidas Badaró/Secom)

“Nosso objetivo é garantir a saúde das pessoas. Vamos intensificar as fiscalizações conjuntas e programar novas ações integradas. A população pode ficar tranquila que vamos, com o fortalecimento dessa parceria, impedir a entrada ilegal de qualquer produto”, afirma Ronaldo Queiroz, diretor-presidente do Idaf.

Ações vão fortalecer fiscalização do uso de agrotóxicos

Outro trabalho conjunto entre os três países se refere à sanidade vegetal. Um próximo encontro se dará nas próximas semanas, para definir um plano de ação para o setor.

O objetivo é fiscalizar com mais rigor o transporte e o uso de produtos agrotóxicos e impedir a entrada de plantas com doenças que possam prejudicar a agricultura.

“Do Brasil compramos muito milho, arroz, pescado, açúcar e castanha. O que precisamos é garantir que só passem pela fronteira produtos que sejam legais e não prejudiquem a saúde”, afirma Léon Flores Yoni, do serviço de defesa do Peru.