Binho Marques afirma que pavimentação de Rio Branco à Cruzeiro do Sul está assegurada, independente dos desafios do clima e da engenharia
Os investimentos e o andamento das obras de asfaltamento da BR-364 são o tema da entrevista desta segunda-feira, 14, no Programa Dois Dedos de Prosa. O governador Binho Marques definiu a estrada como um importante eixo de desenvolvimento e integração do Estado. Sobre a expectativa de conclusão da BR, o governador deixa claro: "Eu nunca criei uma expectativa dizendo assim: ‘Nós vamos concluir em 2010′, mas disse: ‘O Governo vai fazer o possível e o impossível para concluir essa obra’". Ele ressalta a importância do apoio recebido pelo presidente Lula, que tem se empenhado pessoalmente com as obras da estrada.
Binho Marques lembrou que o Governo investiu na reestruturação do Deracre, com contratação de técnicos e peritos capacitados para enfrentarem o pior trecho da BR-364, mas que algumas situações adversas dificultam muitas vezes o andamento das obras.
"O que depende do Governo está sendo feito, aliás, está sendo feito muito mais do que se tinha de expectativa. Para concluir em 2010 agora só depende do tempo. Nós trabalhamos 4 meses por ano e neste ano nosso verão já perdeu um mês e meio. Então o que eu posso dizer para todos é que finalmente a BR 364 de Rio Branco à Cruzeiro do Sul a sua pavimentação está assegurada".
Para o governador, a integração do Juruá com o restante do Acre já está acontecendo, mesmo antes da conclusão das obras de pavimentação da BR. "A educação do Juruá tem todas as condições e as qualidades que tem a educação em qualquer outro lugar; na saúde eu digo que nosso investimento foi até maior, para compensar muitas necessidades que não foram feitas no passado. Nós concluímos o Hospital Regional de Cruzeiro do Sul, estamos fazendo o mais moderno Hospital Materno Infantil da região norte. A estrada é na realidade um elemento a mais na integração, mas já tivemos o aeroporto de Cruzeiro do Sul, estamos construindo o aeroporto de Porto Walter, melhorando o aeroporto de Marechal Taumaturgo, então essa região toda esta já integrada, mas a estrada é um elemento fundamental".
No momento, são mais de 3 mil homens e quase 1.400 equipamentos trabalhando na obra. "É um trabalho heroico e é uma grande obra de engenharia para o Brasil".
Além da obra de pavimentação da BR, o Governo ainda investe na construção de 5 grandes pontes e mais 10 pontes entre pequenas emendas. Outra força tarefa está sendo feita na recuperação dos 90 Km do trecho que vai do Juruá ao Rio Liberdade. O volume de recursos chega a R$ 1 bilhão, segundo Binho Marques. "Se somar tudo que se gastou de 2007 para trás não chega a esse valor que nós estamos gastando de 2007 a 2010. O recurso está garantido, toda a licitação já foi feita, todas as equipes estão mobilizadas, então é uma questão de tempo, mas será concluída sem dúvida nenhuma, vamos realizar esse grande sonho dos acreanos. Isso vai acontecer", garante o governador.