Um culto de ação de graças realizado na manhã desta segunda-feira, 01, no prédio do Batalhão de Operações Especiais (Bope), em Rio Branco, marcou o início da semana em que os policiais comemoram os 20 anos de sua fundação na Polícia Militar do Estado do Acre (PMAC).
O efetivo de 91 homens foi reunido em culto organizado por lideranças evangélicas do próprio batalhão e pastores convidados.
À frente do Batalhão há quatro anos, o tenente coronel Paulo César Gomes da Silva disse que, independentemente da religião, o momento foi de reflexão e agradecimento. “Devemos preservar a união e o amor em nosso convívio, pois assim será possível oferecer um melhor serviço em prol da sociedade, e a melhor maneira de alcançarmos isso é por meio do companheirismo”, disse.
O oficial destacou, ainda, que, no decorrer do ano, o Bope focará no treinamento contínuo dos policiais. “Diante das últimas ocorrências enfrentadas contra o crime organizado em nosso estado, os profissionais de segurança pública, sejam eles policiais civis, militares ou federais, devem procurar o aperfeiçoamento, para que alcancemos êxito na missão de defender a sociedade”, concluiu o comandante.
Homens forjados no mais alto fogo
Fundado em 05 de fevereiro de 1996 como a Companhia de Operações Especiais (COE), o Bope, hoje, possui o status militar de Batalhão, e divide-se na já citada COE e também na Companhia de Choque (CPChoque) e Companhia de Cães (CPCães).
Os homens lotados no Bope devem possuir treinamentos operacionais específicos realizados no Acre ou em outros estados. Alguns deles possuem até mesmo especialização em países como Chile, Israel e Estados Unidos. Com o conhecimento adquirido, participam ativamente na formação do restante da tropa da PMAC, quando do ingresso de novos policiais ou em estágios de aperfeiçoamento.
Semana dos homens de preto
Durante toda a semana, diversos eventos marcarão a celebração do aniversário do Bope. Entre eles está a tradicional etapa do “Bopeano Blindado”, que consiste em um desafio de rusticidade, com provas militares de corrida, tiro, natação, deslocamento com peso e outros, disputado entre policiais das mais diversas forças, inclusive do Exército Brasileiro, na próxima quarta-feira, 3.