BOPE garante proteção em área de conflito em Feijó

Presidente da Funai, diretor da Força Nacional e secretária Nacional de Segurança Pública chegam ao Acre

O governo do Estado está com sua atenção voltada à questão dos índios isolados. Toda a mobilização necessária foi feita pelo governador Tião Viana junto ao governo federal, diante da ameaça de um grupo de paramilitares peruanos que está cercando a Base de Proteção Xinane. O prédio faz parte da Frente de Proteção Etnoambiental, da Funai (Fundação Nacional do Índio).

O chefe do Executivo estadual também colocou a estrutura da Secretaria de Estado de Segurança à disposição. Nesta terça-feira, 9, o presidente da Funai, Márcio Meira, e a secretária Nacional de Segurança Pública, Regina Miki, chegam ao Acre para uma reunião com órgãos estaduais e federais e um possível sobrevoo na área. O diretor da Força Nacional, Major Aragon, já está em Rio Branco.

O sertanista Carlos Meireles e seu filho Artur Meireles, que coordena a Frente de Proteção, Carlos Travassos, o coordenador-geral dos Índios Isolados e mais dois funcionários estão no prédio, cercado por paramilitares peruanos. Seis policiais do Batalhão de Operações Especiais (Bope) foram levados ao local para garantir a segurança dos funcionários, a pedido de Tião Viana.

O prédio da Frente de Proteção Etnoambiental está localizada a 23 quilômetros da fronteira peruana e 240 quilômetros da sede do município de Feijó. A equipe da Funai que permanece no local decidiu não abandonar a base para garantir a proteção aos índios. O governador Tião Viana também deu o apoio necessário à ida de uma equipe da Polícia Federal, que permaneceu na região do dia 1 ao dia 4. Uma nova mobilização foi feita para o retorno dos policiais federais, uma vez que o governador considera a situação grave.

Entre 600 e 800 índios vivem isolados na região, em três malocas permanentes. No fim da tarde de ontem, o comandante da Polícia Militar, Coronel Anastácio, entrou em contato com a equipe do BOPE. "A equipe fez um patrulhamento na área e informou que a situação está tranquila, e não foi encontrado nada no entorno", comenta.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter