Bope da Polícia Militar do Acre realiza sexta edição da prova Bopeano Blindado em Rio Branco

Como parte das atividades comemorativas dos seus 28 anos de existência, o Batalhão de Operações Especiais (Bope) da Polícia Militar do Acre (PMAC) realizou, na manhã deste sábado, 24, a sexta edição da prova rústica Bopeano Blindado. Tradição na unidade especializada, a atividade teve a participação de 128 integrantes da Segurança Pública e das forças armadas, público a quem é direcionado o evento.

Além de policiais militares de diversas unidades operacionais e especializadas, também encararam o desafio cinco representantes do Corpo de Bombeiros (CBMAC), seis da Polícia Civil (PCAC), nove da Polícia Penal (PPAC), cinco da Polícia Rodoviária Federal (PRF), um da Força Aérea Brasileira (FAB), 10 do Exército Brasileiro (EB), sete do Grupo Especial de Fronteira (Gefron), além de três integrantes do Centro de Operações Aéreas (Ciopaer), dois da Secretaria de Segurança Pública (Sejusp) e quatro agentes do Instituto Socioeducativo (ISE).

Tenente do CBMAC, Jônas Oliveira, participou da prova pela terceira vez. Foto: Davi Barbosa/PMAC

O tenente Jônas Oliveira, do Corpo de Bombeiros, participa do evento pela terceira vez e diz que se sente muito feliz por ter conseguido completar a prova. “É uma prova difícil. Essa, graças a Deus, consegui concluir. Só agradecer à Polícia Militar por incentivar esse tipo de evento. É uma atividade que realmente testa a capacidade do profissional de segurança pública, para ele estar prestando um melhor serviço à população”, afirma o oficial.

O percurso exige um bom condicionamento físico, já que submete os participantes (fardados) a um esforço intenso. Para concluir a prova, é necessário realizar várias etapas: uma corrida de 12km, seguida de transporte de carga por mais 400 metros, tiro ao alvo com fuzil, subida em uma corda e, para finalizar, mil metros de natação.

Presente no local, o comandante-geral da PMAC, coronel Luciano Fonseca, considera o Bopeano Blindado um evento muito importante para a instituição, pois proporciona a integração entre todos os profissionais da segurança pública. “É muito gratificante receber todos aqui, incentivando o esporte e a camaradagem, assim, engrandecemos e fortalecemos os laços institucionais”, declarou o comandante.

Os destaques

Na classificação individual geral masculino, os competidores que se destacaram na execução e finalizaram a prova no menor tempo foram: o bombeiro Antônio Ferreira, integrante do Gefron, em primeiro lugar; o policial penal Leandro Oliveira, em segundo; e o sargento da PMAC, Jeffersson Silva, mais conhecido como P. Silva, em terceiro.

Pódio dos vencedores na categoria individual geral. Foto: Davi Barbosa/PMAC

Entre as participantes femininas, na modalidade individual geral, conquistaram o pódio: em primeiro lugar a policial penal Maria Willianete Silva, em segundo a sargento Patrícia Maciel, da PMAC, e em terceiro a aspirante Pamela Santos, do 4° Batalhão de Infantaria e Selva (4º BIS).

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter