O Corpo de Bombeiros Militar (CBM) realizou nesta quinta-feira, 6, delicada operação de corte e poda de árvores no Morro da Glória, nas proximidades do prédio da Rádio e TV Aldeia e da Escola São José, a maior de Ensino Fundamental de Cruzeiro do Sul. A via, Avenida 15 Novembro, é de trânsito intenso de pessoas e veículos, especialmente na hora da chegada e saída das aulas, nos períodos da manhã e da tarde.
Segundo o comandante da operação, tenente Clodoaldo Pinheiro, várias pessoas, a imprensa e a direção da escola solicitaram que o serviço fosse feito, tendo em vista que cinco árvores estavam com raízes expostas e o barranco já apresentava sinais de desmoronamento. Além do risco de atingir pessoas, a queda das árvores ainda iria ocasionar um grande problema no emaranhado da rede elétrica existente nas proximidades.
“A gente resolveu não cortar as árvores totalmente, mas podá-las de forma que não ofereçam mais perigo de atingir os fios ou provocar acidentes com pessoas. Isso porque tem que se fazer um estudo mais aprofundado para saber o que vai acontecer com o solo, pois a retirada das árvores pode provocar desabamento nas residências próximas”, disse o tenente.
Para efetuar o trabalho, CBM obteve o apoio da Eletrobras, que desligou alguns fios da rede mais próximos das árvores.
Quase todos os dias os bombeiros são chamados para serviços dessa natureza. Segundo Pinheiro, na Rua Alita também há uma árvore ameaçando cair de um barranco e vai precisar da participação da Eletrobras, desligando a rede elétrica. Explica o tenente que, para esse tipo de operação, torna-se necessário um planejamento prévio. Ele chama a atenção para o fato de que nem todos os profissionais estão habilitados a trabalhar nas alturas com motosserra, que exige muita habilidade técnica e provoca desgaste físico. “O bombeiro corre o risco de se acidentar. Além disso, não se deve cortar aleatoriamente, pois um galho pode atingir a fiação elétrica, gerando riscos”, afirmou.
Mais bombeiros
O CBM de Cruzeiro do Sul está na expectativa de receber mais 40 profissionais – 32 homens e oito mulheres -, embora, até 2014, devam se aposentar quatorze intregantes do atual efetivo. Com o reforço, o tenente espera que o CBM possa melhorar. “Vamos poder trabalhar com mais planejamento e atender a comunidade da melhor forma possível.”
Juruá
O Rio Juruá está baixando. De segunda para terça, ele baixou 18 cm, ficando em 12m. O CBM já tem notícias provenientes de Porto Walter e Marechal Thaumaturgo, situadas rio acima, de que as águas estão baixando, apesar das fortes chuvas dos últimos dias.