leite materno

Bombeiros e Banco de Leite realizam mais uma coleta

Uma equipe do Corpo de Bombeiros Militar e do Centro de Referência Estadual em Banco de Leite Humano efetuou mais uma coleta de leite materno nas residências de duas doadoras nesta quarta-feira, 27, em Rio Branco.

Foi coletado 1,8 litro e também foram feitos, em outros endereços, novos cadastros e entrega de kits para coleta.
Além disso, foram realizados diversos testes rápidos nas doadoras, como sífilis, HIV (detecção de aids) e hepatites. A ação também distribuiu máscaras de proteção, inclusive para os pais presentes. Em referência à Semana Nacional de Doação de Leite Humano, as doadoras foram certificadas e presenteadas com itens cedidos por uma das empresas parceiras do programa.

Foi coletado 1,8 litro e também foram feitos, em outros endereços, novos cadastros e entrega de kits para coleta Fotos: Cedidas

“Esta ação é de extrema importância para salvar as vidas de inúmeros bebês que estão internados na maternidade em leitos neonatais. Para garantir a sua saúde, eles precisam ser alimentados com todas as propriedades nutricionais que só o leite materno possui. Ficamos extremamente agradecidos às doadoras e gratificados por salvar vidas prematuras”, disse a enfermeira Ingrid Taveira, integrante da equipe.

Hoje há 30 doadoras cadastradas no Banco de Leite, mas a demanda é bem maior, porque somente são atendidos bebês que pesam até 1,5kg. Caso houvesse mais doadoras, seria possível atender mais crianças e bebês maiores.
As mães que desejem ser voluntárias da ação, devem contatar o Banco de Leite pelo telefone 3224-1060. Todas as cadastradas receberão os kits de coleta em suas casas e terão o serviço de Atenção à Saúde para a família.

“Nós, do Corpo de Bombeiros, ficamos felizes em participar dessa força-tarefa. Valorizamos todos os tipos de vida e faremos tudo para preservá-las”, afirmou o major bombeiro Cláudio Falcão, que participou da coleta.