Bombeiros alertam para cuidados com crianças durante período de férias

Para que as férias escolares sejam aproveitadas com segurança, o Corpo de Bombeiros Militar do Acre (CBMAC) orienta pais e responsáveis sobre os cuidados para evitar acidentes domésticos com crianças. O que é para ser descanso e diversão, pode se tornar desagradável em um hospital, com machucados ou até traumas severos.

De acordo com o tenente-coronel do Corpo de Bombeiros, Eudemir Bezerra, é comum que os acidentes classificados como domésticos ocorram com mais frequência neste período de férias. Os riscos de afogamento, também são reais. É preciso que haja sempre uma supervisão de alguém em piscinas, rios e balneários.

“Na maioria dos casos, o afogamento ocorre quando existe um descuido momentâneo. Crianças menores de quatro anos não têm como se salvar em água, pois a cabeça é a parte mais pesada do corpo”, destacou Eudemir.

O tenente-coronel ressalta ainda que, dentro de casa, há alguns perigos que passam despercebidos pelos adultos. Porém pode ser letal para as crianças, como produtos de limpeza que ficam ao fácil alcance, restos de materiais de construção, como ferro, azulejos, entre outros materiais.

Caso o cidadão necessite de um atendimento emergencial, basta ligar para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), o 192. Se houver um afogamento ou for necessário um resgate, é preciso ligar para o Corpo de Bombeiros, pelo 193.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter