Depois de 29 prisões efetuadas em uma rápida ação de resposta aos ataques criminosos sofridos na noite de sábado, 5. O Sistema Integrado de Segurança Pública (Sisp) esteve nas ruas na noite deste domingo, 6, e madrugada e manhã de segunda-feira, 7, e prendeu três pessoas. Duas motocicletas oriundas de roubos também foram recuperadas.
Segundo o Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciosp), nenhuma ocorrência de incêndio ou homicídio foi registrada na capital. Em Tarauacá ocorreram dois incêndios e uma tentativa, todas em veículos. Já em Sena Madureira, tentaram contra a sede do Ibama, mas sem maiores danos.
A força-tarefa ostensiva de combate à criminalidade segue nas ruas. A equipe é formada por cerca de 400 homens das polícias Civil, Militar, Corpo de Bombeiros, e também homens do Gabinete Militar do Estado, da Prefeitura de Rio Branco e Exército Brasileiro, que trabalham em apoio às forças do Estado em áreas de sua competência de atuação.
O serviço de transporte coletivo na capital foi retomado desde as 16h30 de domingo com acompanhamento constante das forças policiais. Foram mais de 100 viaturas atuando nessa madrugada.
O Corpo de Bombeiros além da operação aos ataques criminosos, também manteve o trabalho de combate às queimadas.
Operações também estão sendo realizadas nos outros municípios. O Sisp reforça o pedido aos donos de postos de combustíveis que não vendam gasolina em recipientes impróprios.
O Sistema de Segurança do Acre esclarece que esses atos criminosos são reações às medidas consistentes adotadas contra grupos criminosos, em especial, o funcionamento pleno do bloqueador de sinais de telefonia no presídio da capital. O governador Tião Viana determinou que as duras ações de enfrentamento continuem sendo realizadas.
23 líderes criminosos que cumprem pena no Estado já foram colocados no Regime Disciplinar Diferenciado (RDD).
O Sisp junto à Secretaria de Comunicação (Secom) emitirá boletins periódicos, informando sobre as ações de segurança pública, para que a população tenha conhecimento das medidas adotadas pelo governo do Estado no combate à criminalidade, por meio da imprensa local e diferentes mídias.