Boletim Enchentes – 5 de março

Para visitar as áreas atingidas pela cheia dor rios no Acre, o governador Gladson Cameli recebeu nesta segunda-feira, 4, a comitiva com os ministros da Integração e do Desenvolvimento Regional e do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas, Waldez Góes e Marina Silva.

A comitiva priorizou a cidade de Brasileia como ponto de partida, porém o foco da ação se estendeu a todos os 19 municípios atingidos pela cheia dos rios. O governador e os ministros lideraram uma importante reunião de reconhecimento e união para discutir as ações necessárias nos municípios atingidos pelas enchentes.

As cidades de Brasileia, Assis Brasil, Epitaciolândia, Plácido de Castro e Xapuri foram algumas da mais atingidas pela cheia. Os prefeitos desses municípios estiveram presentes no encontro que reuniu ministros, governador e representantes da bancada federal do Acre. Os líderes municipais apresentaram relatos impactantes sobre os efeitos da alagação em seus territórios.

Já em Rio Branco os ministros, acompanhados do governador e da vice-governadora, Mailza Assis, visitaram os abrigos que estão no Parque de Exposições. Ao todo, 2.969 pessoas estão sendo atendidas no local. O ministro reforçou que todos os planos de emergência enviados foram devidamente aprovados.

O Rio Acre chegou a 17,75 metros na medição das 6h desta segunda-feira, 4, registrando assim a segunda maior enchente na capital, ao superar a marca de 17,72 metros, de 3 de abril do ano passado. Já na medição das 18h, na segunda-feira, o rio continuou a subir, alcançando o nível de 17,81 metros.

O Rio Acre continua acima da cota de transbordo e na manhã desta terça-feira, 5 de março, chegou a 17,84 metros, na capital.

Com base nos dados de ocorrências disponibilizado pelo Corpo de Bombeiros Militar do Acre (CBMAC) nas 14 cidades mais críticas, há 97 abrigos públicos atendendo 9.954 pessoas desabrigadas. Ainda há 17.480 pessoas desalojadas, ou seja, que foram para casa de familiares ou amigos. Além disso, em Cruzeiro do Sul, 12.000 pessoas foram atingidas pela cheia do Rio Juruá.

Veja os números por cidade:

Rio Branco

Pessoas desabrigadas: 2.052

Pessoas desalojadas: 1.616

Nº de bairros atingidos: 50

Abrigos: 13

Plácido de Castro (sem atualização)

Pessoas desabrigadas: 232

Pessoas desalojadas: 1.500

Nº de bairros atingidos: 13

Abrigos: 2

Xapuri (sem atualização)

Pessoas desabrigadas: 210

Pessoas desalojadas: 563

Nº de bairros atingidos: 7

Abrigos: 7

Tarauacá

Pessoas desabrigadas: 486

Pessoas desalojadas: 2.500

Nº de bairros atingidos: 7

Abrigos: 5

Assis Brasil (sem atualização)

Pessoas desabrigadas: 340

Pessoas desalojadas: 125

Nº de bairros atingidos: 4

Abrigos: 4

Jordão (sem atualização)

Pessoas desabrigadas: 1.706

Pessoas desalojadas: 2.061

Nº de bairros atingidos: 4

Abrigos: 7

Sena Madureira

Pessoas desabrigadas: 603

Pessoas desalojadas: 370

Nº de bairros atingidos: 14

Abrigos: 10

Epitaciolândia (sem atualização)

Pessoas desabrigadas: 1.754

Pessoas desalojadas: 2.150

Nº de bairros atingidos: 6

Abrigos: 11

Santa Rosa do Purus (sem atualização)

Pessoas desabrigadas: 521

Pessoas desalojadas: 1816

Nº de bairros atingidos: 2

Abrigos: 6

Brasileia (sem atualização)

Pessoas desabrigadas: 1.276

Pessoas desalojadas: 2.220

Nº de bairros atingidos: 12

Abrigos: 16

Marechal Thaumaturgo (sem atualização)

Pessoas desabrigadas: 192

Pessoas desalojadas: 2.110

Nº de bairros atingidos: 3

Comunidades ribeirinhas e aldeias indígenas atingidas: 119

Abrigos: 5

Manoel Urbano

Pessoas desabrigadas: 380

Pessoas desalojadas: 60

Nº de bairros atingidos: 2

Abrigos: 3

Feijó

Pessoas desabrigadas: 57

Pessoas desalojadas: 74

Nº de bairros atingidos: 4

Abrigos: 2

Porto Walter

Pessoas desabrigadas: 145

Pessoas desalojadas: 315

Nº de bairros atingidos: 5

Abrigos: 6

Segurança do Estado orienta atingidos pela enchente

Em todo o Acre, dois números telefônicos garantem contato direto dos atingidos pela enchente com as autoridades estaduais. São 190, da Polícia Militar, e o 193, do Corpo de Bombeiros.

Por meio dos canais controlados pelo Centro integrado de Comando e Controle Estadual (Cicce), a população pode fazer registros de ocorrência e solicitar atendimentos de urgência e emergência.

Há um efetivo empenhado (Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e secretarias de Estado) para atender as famílias necessitadas.

Obs: Os números podem sofrer alterações de acordo com o horário de divulgação deste boletim.

Confira o relatório direto no site do Corpo de Bombeiros.

Previsão para terça-feira, 5 de março

O Centro Integrado de Geoprocessamento e Monitoramento Ambiental (Cigma), baseado em dados do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), informa que o fluxo de umidade segue intenso sobre o sul da Amazônia e mantém elevadas as condições de chuva em toda a região.

Para esta terça-feira, 5, a previsão é de céu nublado a encoberto com chuva a qualquer hora do dia no oeste do Acre. Já na capital e demais regiões do estado a previsão é de céu nublado, com sol entre muitas nuvens, mormaço e pancadas de chuva com trovoadas entre a tarde e à noite.

Todos os dados são concentrados pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) por meio do Cigma, onde funciona a sala de situações e monitoramento ambiental.

Cuidado com a rede elétrica

Para prevenir acidentes, a concessionária de energia elétrica Energisa orienta aos clientes afetados pela cheia a não tentar consertar eventual falta de energia. Se a casa for atingida pela água da enchente, desligue o disjuntor de energia (chave geral).

A empresa atua sempre em parceria com a Defesa Civil e Corpo de Bombeiros para avaliar ou realizar o desligamento da energia por motivo de segurança das equipes que estão atuando no resgate das famílias atingidas pelas águas.

A Energisa reforça que, ao identificar algum perigo com a rede elétrica, o cliente deve entrar em contato pelos canais de atendimento: aplicativo Energisa ON, Gisa (www.gisa.energisa.com.br) e call center 0800-647-7196.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter