Boletim Enchentes – 11 de março

A vice-governadora do Acre, Mailza Assis, reforçou o apoio do governo do às quase 60 mil vítimas das cheias no Vale do Juruá. A gestora visitou Cruzeiro do Sul, localidade em que cerca de 20 mil pessoas foram diretamente afetadas pelo maior desastre ambiental da história do Acre.

Acompanhada do prefeito de Cruzeiro do Sul, Zequinha Lima, do presidente da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), deputado Luiz Gonzaga e do deputado federal Zezinho Barbary, além de veradores do município, a chefe de Estado reforçou todo o empenho da gestão estadual para mitigar o sofrimento das vítimas das cheias dos rios.

O Corpo de Bombeiros Militar do Acre (CBMAC) tem sido fundamental no auxílio às famílias afetadas pelas alagações. A instituição mobilizou recursos e equipamentos para realizar mais de 1.500 resgates e auxiliar os moradores afetados. As principais ocorrências registradas pelo CBMAC são de retirada de famílias das áreas afetadas, que são levadas para abrigos ou casas de parentes.

Uma equipe multidisciplinar da Secretaria de Estado da Mulher (Semulher), acompanhada pela coordenadora do Organismos de Políticas Públicas para Mulheres (OPM) do município, Janete Cameli, esteve no sábado, 9, na Escola Messias Rodrigues de Souza, local que serve de abrigo para as famílias afetadas pelas enchentes no estado.

Na oportunidade, os variados tipos de violência contra as mulheres e a importância de denunciar foram temas enfatizados durante roda de conversa com as mulheres abrigadas. A equipe também distribuiu materiais informativos e ofereceu atendimentos psicológicos e orientações jurídicas às abrigadas.

Ainda no sábado, 9, uma ação da Cozinha Solidária Marielle Franco, com apoio do governo estadual, federal e do Movimento dos Trabalhadores Sem-Teto (MTST), entregou 500 marmitas e água mineral para atingidos pela cheia do Rio Acre no bairro Taquari, em Rio Branco. Além das marmitas, roupas foram entregues pelo Movimento por uma Universidade Popular (MUP)

O Rio Acre está abaixo da cota de transbordo (14m) e na manhã desta segunda-feira, 11 de março, chegou a 13,80 metros, na capital.

Atualização das bacias acreanas

Com base na atualização do nível dos rios do Acre das 18h de domingo, 10, na Bacia do Rio Acre o nível do rio está abaixo da cota de transbordamento nos municípios de Assis Brasil, Brasileia, Epitaciolândia, Xapuri e Capixaba. Nos municípios de Rio Branco e Porto Acre, apesar de já apresentarem sinais de vazante, os rios ainda estão em cota de transbordamento.

Na Bacia do Purus, Sena Madureira e Manoel Urbano estão abaixo da cota de transbordamento. Já na Bacia do Juruá, o município de Cruzeiro do Sul encontra-se em cota de transbordamento e Porto Walter e Marechal Thaumaturgo estão abaixa da cota.

No município de Plácido de Castro, o Rio Abunã encontra-se na cota de alerta. Já na Bacia Tarauacá-Envirá, o nível do rio está abaixo da conta de transbordamento em Feijó e Tarauacá.

Você acompanha o nível dos rios do Acre nas redes sociais do governo do Acre e da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema).

Pessoas atingidas pela cheia dos rios

O Corpo de Bombeiros Militar do Acre (CBMAC) informa que os dados não sofreram alterações. Assim, com base nos dados de ocorrências disponibilizados pelo CBMAC, nas 14 cidades mais críticas, há 110 abrigos públicos atendendo 10.410 pessoas desabrigadas. Ainda há 18.542 pessoas desalojadas, ou seja, que foram para casa de familiares ou amigos. Além disso, em Cruzeiro do Sul, 19.694 pessoas foram atingidas pela cheia do Rio Juruá.

Veja os números por cidade

Rio Branco

Pessoas desabrigadas: 2.242

Pessoas desalojadas: 1.919

Nº de bairros atingidos: 51

Abrigos: 13

Igarapés: 6

Cruzeiro do Sul

Famílias desalojadas: 39

Família desabrigadas: 93

Famílias atingidas: 4.991

Nº de bairros atingidos: 12

Abrigos públicos: 11

Abrigos: 13

Feijó

Pessoas desabrigadas: 57

Pessoas desalojadas: 78

Abrigos públicos: 2

Bairros atingidos: 4

Zona rural

Famílias desalojadas 628

Pessoas desalojadas 2653

Plácido de Castro

Pessoas desabrigadas: 232

Pessoas desalojadas: 1.500

Nº de bairros atingidos: 13

Abrigos: 2

Xapuri

Pessoas desabrigadas: 476

Pessoas desalojadas: 2092

Nº de bairros atingidos: 6

Abrigos: 7

Tarauacá

Pessoas desabrigadas: 486

Pessoas desalojadas: 2.500

Nº de bairros atingidos: 8

Abrigos: 5

Assis Brasil

Pessoas desabrigadas: 340

Pessoas desalojadas: 125

Nº de bairros atingidos: 4

Abrigos: 4

Jordão

Pessoas desabrigadas: 1.706

Pessoas desalojadas: 2.061

Nº de bairros atingidos: 4

Abrigos: 7

Sena Madureira

Pessoas desabrigadas: 603

Pessoas desalojadas: 370

Nº de bairros atingidos: 15

Abrigos: 12

Epitaciolândia

Pessoas desabrigadas: 1.754

Pessoas desalojadas: 2.150

Nº de bairros atingidos: 6

Zona rural: 6 comunidades

Abrigos: 10

Santa Rosa do Purus

Pessoas desabrigadas: 521

Pessoas desalojadas: 1816

Nº de bairros atingidos: 2

Igarapés: 1

Abrigos: 6

Brasileia

Pessoas desabrigadas: 1.276

Pessoas desalojadas: 2.220

Nº de bairros atingidos: 12

Abrigos: 16

Marechal Thaumaturgo

Pessoas desabrigadas: 192

Pessoas desalojadas: 2.110

Nº de bairros atingidos: 3

Comunidades ribeirinhas e aldeias indígenas atingidas: 119

Abrigos: 5

Manoel Urbano

Pessoas desabrigadas: 696

Pessoas desalojadas: 236

Nº de bairros atingidos: 2

Igarapés: 1

Abrigos: 4

Porto Walter

Pessoas desabrigadas: 155

Pessoas desalojadas: 920

Nº de bairros atingidos: 5

Abrigos: 8

Segurança do Estado orienta atingidos pela enchente

Em todo o Acre, dois números telefônicos garantem contato direto dos atingidos pela enchente com as autoridades estaduais. São o 190, da Polícia Militar, e o 193, do Corpo de Bombeiros.

Por meio dos canais controlados pelo Centro integrado de Comando e Controle Estadual (Cicce), a população pode fazer registros de ocorrência e solicitar atendimentos de urgência e emergência.

Há um efetivo empenhado (Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e secretarias de Estado) para atender as famílias necessitadas.

Obs: Os números podem sofrer alterações de acordo com o horário de divulgação deste boletim.

Confira o relatório direto no site do Corpo de Bombeiros.

Todos os dados são concentrados pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema) por meio do Cigma, onde funciona a sala de situações e monitoramento ambiental.

Cuidado com a rede elétrica

Para prevenir acidentes, a concessionária de energia elétrica Energisa orienta os clientes afetados pela cheia a não tentar consertar eventual falta de energia. Se a casa for atingida pela água da enchente, deve-se desligar o disjuntor de energia (chave-geral).

A empresa atua sempre em parceria com a Defesa Civil e Corpo de Bombeiros para avaliar ou realizar o desligamento da energia por motivo de segurança das equipes que estão atuando no resgate das famílias atingidas pelas águas.

A Energisa reforça que, ao identificar algum perigo com a rede elétrica, o cliente deve entrar em contato pelos canais de atendimento: aplicativo Energisa ON, Gisa (www.gisa.energisa.com.br) ou call center 0800-647-7196.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter