Governo do Estado intensifica ações de combate à doença com reforço nas equipes de endemias e abertura de novas unidades de saúde
O novo Boletim informativo da dengue, divulgado nesta sexta-feira, 06, mostra uma nova redução de novos casos da doença notificados ao Departamento de Vigilância Epidemiológica Municipal de Rio Branco. Enquanto na semana 7 (de 15 a 21 de fevereiro) foram 2017 casos notificados, na semana seguinte (de 22 a 28), o número caiu para 1.679, e nesta última, foram 751 novos casos.
A Vigilância, no entanto, ressalta que analisando as séries históricas, não se pode ainda afirmar que esta redução será contínua. Por isso, o Governo do Estado e a Prefeitura de Rio Branco reforçam as ações de combate ao mosquito transmissor da dengue e também de atendimento às pessoas com suspeita da doença.
Desde o último dia 26, a Secretaria Estadual de Saúde contratou novos agentes de endemia para atingir a meta de visitar 100% dos imóveis de Rio Branco em 22 dias. Os profissionais orientam os moradores e combatem os focos de transmissão do mosquito (água limpa e parada).
As Secretarias Municipais de Saúde e Meio Ambiente continuam executando visitas nas escolas, dentro de um cronograma diário com alunos para eliminação de criadouros nos domicílios. O Governo do Estado e a Prefeitura envolveram todas as suas secretarias e mais de 50 instituições parceiras para reforçar as ações de controle da dengue. A prevenção ainda é a única forma de se combater a doença, evitando a proliferação do mosquito aedes aegypti (transmissor da dengue).
Atendimento ampliado – As ações do poder executivo também se estendem aos serviços de atendimento às pessoas com suspeita de terem adquirido a doença. Além dos postos Barral y Barral, Cláudia Vitorino e Vila Ivonete, nesta semana foi entregue à população o Centro de Saúde do Tucumã, que após ser reformado e equipado, passa neste primeiro momento a atender também pacientes com dengue e, assim como o Barral y Barral, funcionará em plantão de 24 horas.
Confira todos os dados do último Boletim.
{xtypo_rounded2}
UNIDADES DE SAÚDE DE REFERÊNCIA PARA ATENDIMENTO DE DENGUE
Centro de Saúde Drª. Cláudia Vitorino
07:00 às 22:00 horas
Via Chico Mendes na entrada do Bairro Taquarí. (Fone: 3221-6274)
Centro de Saúde Dr. Barral y Barral
24 horas
Av. Nações Unidas, 690, Estação Experimental. (Fone: 3226-4202)
Centro de Saúde Vila Ivonete
07:00 às 22:00 horas
Av. Antonio da Rocha Viana, Bairro Vila Ivonete. (Fone: 3228-2329)
Centro de Saúde Tucumã
24 horas
Av. Nordeste, 486, Conj. Tucumã I
{/xtypo_rounded2}
{xtypo_rounded2}
SERVIÇOS DE SAÚDE DE REFÊNCIA PARA OS CASOS GRAVES DE DENGUE
Hospital de Urgência e Emergência de Rio Branco – HUERB
24 horas
Av. Nações Unidas, S/N, Bairro Bosque (Fone: 3223-8030/3224-1830)
Serviço de Atendimento Móvel de Urgência e Emergência – SAMU
24 horas
Rua José de Melo – Centro (Fone: 192)
Maternidade Barbara Heliodora – Atual SASMAC – para atendimento de grávidas com Dengue
24 horas
Av. Getúlio Vargas – Centro (Fone: 3224 -1290)
{/xtypo_rounded2}