O governo do Acre, por meio da Defesa Civil Estadual, informa que às 18h deste domingo, 26, o nível de medição do Rio Acre, em Rio Branco, esteve em 16,57m, ultrapassando a cota de alerta (13,50m) e também a cota de transbordamento (14m).
Rio Branco
Em Rio Branco, 48 bairros foram atingidos e sete igarapés permanecem em estado de transbordo. São eles: Almoço, Judia, São Francisco, Dias Martins, Batista, Fundo e Liberdade. Ainda na capital, foram instalados 29 abrigos.
Um total de 1.783 ocorrências foram atendidas. Os atendimentos estão sendo feitos pelas equipes mobilizadas pelo governo estadual por meio do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil, Secretarias, Polícia Militar, e Instituto Socioeducativo, composta por 404 pessoas que estão envolvidas nas ações de suporte às ocorrências.
Assis Brasil
Em Assis Brasil, não há medição do rio. Quatro bairros foram atingidos, sendo eles: Centro, Plácido de Castro, Cascata e Bela Vista. Três abrigos foram instalados. Ao todo, 97 famílias foram atingidas, 97 pessoas estão desalojadas e 81 pessoas desabrigadas.
Xapuri
Em Xapuri, o rio está com 13,76 metros, sendo que a cota de transbordamento é de 13,40m. Um igarapé transbordou e quatro bairros foram atingidos, sendo eles: Braga Sobrinho, Pólo Jequitiá, Centro e Sibéria. Um abrigo foi instalado. Ao todo, 86 pessoas foram atingidas, 28 famílias, 85 pessoas estão desalojadas e uma pessoa desabrigada.
Brasileia
Em Brasileia, o rio está com 12,60 metros, sendo que a cota de transbordamento é de 11,40m. Oito bairros foram atingidos, sendo eles: Marcos Galvão, José Baraúna, Eldorado, Leonardo Barbosa, Samaúma, Eldorado, 28 de Maio, 03 Botequins. Ao todo, 7.200 pessoas foram atingidas, sendo 2.800 famílias; 98 famílias estão desabrigadas, sendo 348 pessoas. Cinco abrigos foram montados.
De acordo com o Boletim do Acolhimento, em Rio Branco, Assis Brasil, Brasileia e Epitaciolândia há 1.200 famílias desalojadas, sendo 3.534 pessoas e há 30 abrigos.
Obs: Os dados dos demais municípios ainda estão sendo computados. Além disso, os números podem sofrer alterações de acordo com o horário.
Confira o relatório direto no site do Corpo de Bombeiros.
Apoio do Governo Federal
O ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, e o secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Wolnei Wolff, estiveram neste domingo, 26, em Rio Branco, para acompanhar os transtornos causados pelo transbordamento dos principais igarapés da capital e do Rio Acre.
Na ocasião, acompanhados do governador Gladson Cameli, as autoridades visitaram o abrigo que funciona no colégio Sebastião Pedrosa, no bairro Comara, no Segundo Distrito da capital.
Plano de Contingência e campanha Juntos pelo Acre
Em reunião, na madrugada da última sexta-feira, 24, o governador Gladson Cameli esteve com representantes do governo estadual e da Prefeitura de Rio Branco, quando estabeleceram ações estratégicas conjuntas em apoio à população afetada pela forte enxurrada que atingiu a capital acreana e municípios vizinhos. Durante todo o dia foram realizados atendimento às ocorrências solicitadas por meio do Centro Integrado de Operações Públicas (Ciosp).
O governo lançou a campanha Juntos pelo Acre, por meio da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos (Seasd).
O intuito da campanha é arrecadar insumos, desde cestas básicas, água mineral, material de higiene pessoal, roupas tamanho adulto e infantil e fraldas para bebês. Também podem ser doados colchonetes, colchões, lençóis, cobertores e outras roupas de cama, além de água mineral e ração para animais.
As doações podem ser feitas, entre às 8h e 20h, no Colégio Estadual Barão do Rio Branco (CEBRB), em frente à Praça Plácido de Castro, no centro da capital.
Em caso de emergência ligue 193
Para solicitar atendimento em decorrência das chuvas, basta entrar em contato com o Centro Integrado de Operações Públicas (Ciosp), por meio do 193.