Sempre alertas

Boletim 16/01/2017 – Medição das 9 horas

O nível do Rio Acre continua baixando. Conforme medição realizada em Rio Branco pela Defesa Civil, às 9:00 horas desta terça-feira, 16, o manancial registrava a marca de 12,48 metros. Já o Riozinho do Rola, que também continua em vazante, registrou 9,94 metros.

Em Assis Brasil, as águas do Rio Acre tiveram uma elevação e nas últimas 24 horas o nível subiu de 3,52 metros para 8,32 m; Em Brasileia as águas também se elevaram e o nível chegou a 5,11 metros, também às 9:00 horas; Em Xapuri, o manancial baixou para 7,68 metros; Já em Capixaba o nível chegou a 8,77 metros.

Acumulado de chuva nas últimas 24 horas

– Assis Brasil: 72,4 mm

– Brasileia: 13,4 mm

– Xapuri: 18,6 mm

– Capixaba: 13,2 mm

– Rio Branco: 17,8 mm

Plano de Contingência

O governo do Acre, em parceria com a prefeitura de Rio Branco e os demais órgãos, executa as ações descritas no plano de contingência para um eventual transbordamento e alagação de bairros na capital.

Como medida preventiva, a prefeitura de Rio Branco já deu inicio à construção de abrigos no Parque de Exposição Wildy Viana. Os técnicos do Departamento de Estradas de Rodagem (Deracre), juntamente com o Corpo de Bombeiros, realizaram a retirada de troncos e galhos de árvores para evitar o acumulo de balseiros nas colunas das pontes, região central de Rio Branco.

O Departamento Estadual de Pavimentação e Saneamento (Depasa) segue com o monitoramento das bombas em balsas flutuantes, no intuito de evitar que possíveis entulhos sobre as águas do Rio Acre atinjam os equipamentos e causem problemas na distribuição de água tratada.

BR-364

A Defesa Civil acreana acompanha de perto o nível das águas do Rio Madeira, na Região do Abunã. Às 6:00 horas da manhã desta terça-feira, 16, conforme dados da Agencia Nacional de Águas, (ANA), o manancial registrou a marca de 20,02 metros.