Boletim 12/03/2015 – Manhã

cabecalho-boletim-alagacao-2015

Boletim integrado governo do Estado e prefeitura de Rio Branco

O início da manhã desta quinta-feira, 12, exemplifica os cuidados que a Defesa Civil Estadual tem adotado para o retorno dos desabrigados às suas residências em Rio Branco. As fortes chuvas na capital e também no interior do estado, já que choveu muito forte também na região do Alto Acre, ainda podem provocar um aumento no nível rio em Rio Branco.

Essas chuvas provocaram um aumento no nível do rio nas últimas três horas. Depois de ter alcançado a cota de 16, 10 metros às 6 horas, na medição das 9 horas o manancial apresenta 16, 20 metros.

Prefeitura e governo do Estado continuam com a operação de limpeza nos bairros atingidos pela enchente. Lembrando que 53 bairros foram afetados pela histórica alagação. Mais de 2 mil pessoas, que estavam abrigadas em escolas públicas, já retornaram para suas casas.

Ainda estão em abrigos públicos 8 mil 649 pessoas, totalizando 2 mil 491 famílias.   A Defesa Civil alerta que essas famílias não devem voltar pra casa por conta própria.

O nível do Riozinho do Rola, principal afluente do Rio Acre em Rio Branco, continua apresentando vazante. Na medição das 9 horas apresenta 16,40 metros.

Interior do estado e Rio Madeira

No interior do estado, mesmo com as chuvas na região do Alto Acre, nos municípios de Assis Brasil e Brasileia o nível do Rio Acre continua diminuindo.

Em Assis Brasil, segundo medição das 9 horas, o nível é de 4,59 metros. Já em Brasileia, o rio alcança a cota de 6,08 metros.

Dois municípios do interior apresentam aumento no nível de seus mananciais. Em Sena Madureira, o Rio Iaco subiu 4 centímetros e apresenta a cota de 16,40 metros. Outra cidade com elevação do nível do rio foi Tarauacá, o manancial apresenta  8,86 metros.

O Rio Madeira registrou vazante de 2 cm nas últimas 12 horas, registrando nesta manhã o nível de 21,85m

Alerta

Neste momento o poder público orienta a população para que economize água. Quando as pessoas forem autorizadas a voltar para casa, inicia-se o processo de limpeza, que irá acarretar no aumento da demanda de água.

As secretarias de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) e de Rio Branco, por meio das Vigilâncias em Saúde, alertam a população sobre os riscos e as medidas que devem ser tomadas durante o período. Para evitar doenças como leptospirose, hepatite, febre tifoide e diarreia, as pessoas que estão nos locais atingidos pela enchente devem redobrar seus cuidados em relação ao consumo de água, manuseio de alimentos e higiene em geral.

Saiba mais no endereço:http://www.agencia.ac.gov.br/acre/secretaria-de-saude-da-orientacoes-sobre-cuidados-durante-a-enchente.

Doações

Coordenado pela primeira-dama do município, Gicélia Viana, o movimento Rio Branco Amiga, encabeçou uma das campanhas de arrecadação de donativos às famílias atingidas pela cheia. Alimentos não perecíveis, leite em pó, massa para mingau, fraldas descartáveis infantis e geriátricas estão entre os itens que podem ser doados. O cidadão que tiver interesse em colaborar com a campanha deve levar as doações aos pontos de coleta, instalados na Central de Abastecimento (Ceasa), na Estrada da Sobral com a Via Verde.

Outro movimento, o Acre Solidário, é coordenado pela primeira-dama do Estado, Marlúcia Cândida. Os donativos são distribuídos às famílias desabrigadas do Estado. A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) é responsável pelo armazenamento das doações. Os pontos de coleta são: Via Verde Shopping, Uninorte, Fieac, Mais Academia, igrejas Santa Inês, Assembleia de Deus, Batista do Bosque, Internacional da Graça e rede de supermercados Araújo do Tangará, Aviário, Isaura Parente e Via Chico Mendes.

Também podem ser doados alimentos não perecíveis, roupas, colchões, massa para mingau, leite em pó, material de higiene pessoal e limpeza, lençóis e fraldas infantis e geriátricas. Para doações em outros estados, os interessados devem realizar depósito na conta corrente “SOS Enchente Rio Acre”, Banco do Brasil C/C 500-2, Agência 0071-x, CNPJ 14346589/0001-9.

rodape-acre-solidario-2015

 

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter