Boletim 09/03/2015 – Manhã

cabecalho-boletim-alagacao-2015 (1)Boletim integrado governo do Estado e prefeitura de Rio Branco 

O nível do Rio Acre continua baixando em Rio Branco, na medição realizada pelo Corpo de Bombeiros, às 9 horas da manhã desta segunda-feira, 9, o nível do manancial é de 16, 58 metros.

Com contínua baixa do rio, governo do Estado e prefeitura de Rio Branco deram início à operação de limpeza nos bairros atingidos pela enchente na capital. São 30 equipes, 330 homens, 273 operadores e 280 equipamentos realizando o trabalho em 22 bairros.  Mais de 10.550 pessoas – de 3.014 famílias – estão nos 31 abrigos montados em Rio Branco.

Interior do estado e Madeira 

A Defesa Civil continua monitorando constantemente o nível do Rio Acre no interior. A situação volta a ficar preocupante na região do Alto Acre. Em Brasileia, onde a cota de transbordamento é de 11,40 metros, o nível do rio, na medição das 9 horas, chegou a 10,97 metros.

Em Xapuri, o nível do rio também voltou a subir e alcança a cota de 11,80 metros.

Em Porto Acre, o Rio Acre desabriga 55 famílias. Uma equipe do Corpo de Bombeiros e Defesa Civil Estadual presta assistência à população.

Já em Sena Madureira, o nível do Rio Yaco também aumentou nas últimas horas. Às 9 da manhã, o manancial era de 16,50 metros.

O nível do Rio Madeira, na região do Abunã, baixou 1 centímetros em relação a medição das 18 horas de domingo, 8.  Na medição das 6 horas, realizada pela equipe do Corpo de Bombeiros do Acre na região, apontou 21,86 metros.

Alerta

Neste momento o poder público orienta a população para que economizem água. Quando as pessoas forem autorizadas a voltar para casa, inicia-se o processo de limpeza, que irá acarretar no aumento da demanda de água.

As secretarias de Saúde do Acre (Sesacre) e de Rio Branco, por meio das Vigilâncias em Saúde, alertam a população sobre os riscos e as medidas que devem ser tomadas durante o período. Para evitar doenças como leptospirose, hepatite, febre tifoide e diarreia, as pessoas que estão nos locais atingidos pela enchente devem redobrar seus cuidados em relação ao consumo de água, manuseio de alimentos e higiene em geral. Saiba mais no endereço:

Saiba mais no endereço:http://www.agencia.ac.gov.br/acre/secretaria-de-saude-da-orientacoes-sobre-cuidados-durante-a-enchente.

Doações

Coordenando pela primeira-dama do município, Gilcélia Viana, o movimento Rio Branco Amiga, encabeçou a campanha de arrecadação de donativos às famílias atingidas pela cheia. Alimentos não perecíveis, leite em pó, material de limpeza e higiene pessoal, massa para mingau, fraldas descartáveis infantis e geriátricas estão entre os itens que podem ser doados.

O cidadão que tiver interesse em colaborar com a campanha deve levar as doações aos pontos de coleta, instalados na Central de Abastecimento (Ceasa), na Estrada da Sobral com a Via Verde.

O movimento Acre Solidário, coordenado pela primeira-dama do Estado, Marlúcia Cândida, também idealizou campanha para arrecadação de donativos, que são distribuídos às famílias acreanas desabrigadas. A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) é responsável pelo armazenamento das doações.

Os pontos de coleta são: Via Verde Shopping, Uninorte, Fieac, Mais Academia, igrejas Santa Inês, Assembleia de Deus, Batista do Bosque, Internacional da Graça e rede de supermercados Araújo do Tangará, Aviário, Isaura Parente e Via Chico Mendes.

Alimentos não perecíveis, roupas, colchões, massa para mingau, leite em pó, material de higiene pessoal e limpeza, lençóis e fraldas infantis e geriátricas estão entre os itens arrecadados pela campanha. Para doações em outros estados, os interessados devem realizar depósito na conta corrente “SOS Enchente Rio Acre”, Banco do Brasil C/C 500-2, Agência 0071-x, CNPJ 14346589/0001-9.

rodape-acre-solidario-2015

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter