Maior bairro de Cruzeiro do Sul vai ter água tratada nas torneiras, ruas pavimentadas e títulos de propriedade
Ruas pavimentadas e água tratada nas torneiras de 723 famílias que moram no maior bairro de Cruzeiro do Sul, o Miritizal. O benefício também contempla os moradores da Boca do Môa. Serão construídos vinte quilômetros de rede de água e escavados nove poços para abastecer as residências. As boas notícias foram anunciadas na última quinta-feira, 30, pelo governador em exercício, César Messias.
“O governador Tião Viana perguntou qual o bairro que mais precisava de água em Cruzeiro do Sul, mandou fazer um levantamento e eu disse que não precisava, eu já sabia quem mais precisa de água boa nas torneiras na nossa cidade, e é o Miritizal. Agora vocês são prioridade. Primeiro a rede de água vem pra cá. E aqui também vai ter rua organizada e pavimentada. Viemos dizer que já estamos cumprindo o que vocês nos pediram quando nos reunimos no mês de maio”, disse César Messias.
O bairro não tem sistema de abastecimento de água tratada. Uma parte das casas é atendida por rede que oferece água de poço sem tratamento e outra parte pega água do rio para abastecer as casas. É o caso da professora Maria de Fátima, que mora na Boca do Môa. “A gente pega água do rio, da chuva. ultimamente estamos indo buscar na cidade. Água na torneira da gente não é só conforto, é também uma questão de saúde”, disse.
A dona de casa Maria Antônia, que mora há 20 anos no Miritizal com dois filhos e uma neta, conta os dias para a chegada de água de boa qualidade. “É preciso coar a água antes de beber. Eu já vi até bicho vir junto. Vai ficar bem melhor, de um jeito que a gente nem esperava que acontecesse, porque é difícil alguém olhar aqui pro nosso bairro”, disse. Agora a realidade do bairro será outra. A ponte sobre o rio Juruá mudou o foco sobre o bairro, que passa a ser porta de entrada para a cidade.
“O Miritizal pode começar uma nova história agora. É vida nova chegando, um momento novo. O bairro deixa de ser os fundos da cidade e passa a ser porta de entrada a partir da ponte. E vai ter água nas torneiras, de boa qualidade. Aqui vão nascer comércios, os investidores virão para cá. É aqui que a cidade começa de agora em diante”, disse o secretário de Indústria e Comércio, Edvaldo Magalhães.
O sistema de abastecimento de água em Cruzeiro do Sul será por meio de poços e a empresa Prática Engenharia já foi contratada para executar os vinte quilômetros de rede na cidade. Dois engenheiros e um geólogo estão no município para identificar os locais adequados para a perfuração. O investimento total será de R$ 8 milhões. “Pensamos em construir uma estação de tratamento de água, uma Eta, mas não é necessário. A perfuração de poços é a melhor forma para produzir e tratar água aqui pois existe um aqüífero imenso que será utilizado. Nós não estamos com promessas vazias, estamos oferecendo soluções definitivas para um problema antigo e o trabalho já começou”, disse o diretor do Departamento de Pavimentação e Saneamento, Gildo César. O governador César Messias entregou ao Depasa um caminhão para manutenção e assistência à rede de água.
Iteracre vai entregar títulos de propriedade
Seu José Ribeiro dos Santos tem 68 anos de vida, metade deles vividos no bairro Miritizal, onde mora há mais de trinta anos. Ele é o dono do terreno, mas, como documento, tem apenas um recibo de compra e venda que pouca coisa comprova. Para mudar essa realidade e oferecer o título de propriedade da terra, o governador Tião Viana e o vice-governador César Messias solicitaram ao Instituto de Terras do Acre (Iteracre) a regularização fundiária dos 726 domicílios que formam o bairro.
Os trabalhos de levantamento de dados já foram iniciados pelo Iteracre. “Aqui tem famílias que moram há 15, 20, 30 anos mas nunca possuíram um documento que garantisse a elas o direito sobre a propriedade. Muitas delas podem achar que esse documento não importância, mas é o título que vai ajudar na hora da aposentadoria, que permite acessar um financiamento na caixa pra construir ou reformar o imóvel e dá uma série de outras vantagens. É, na verdade, uma forma de garantir o acesso a direitos que são dessas famílias mas aos quais elas não conseguem ter acesso”, explicou Lindeberg Chaves, do Iteracre.
Ruas pavimentadas – Com a conclusão da ponte sobre o rio Juruá, na BR 364, o bairro Miritizal ganhou vida nova. Nos próximos quinze dias o Deracre inicia a construção de uma praça e de toda a iluminação ao redor da ponte. “Já estamos estudando a abertura das ruas, que também serão pavimentadas. O importante é que estamos cumprindo o que a comunidade nos pediu na reunião que fizemos no dia 31 de maio e até meados de agosto teremos a praça entregue”, disse o diretor do Deracre, Marcos Alexandre.
Galeria de imagens