O Instituto de Terras do Acre (Itetracre) começa a executar o Plano de Regularização Fundiária Urbana esta semana, em Rio Branco. Uma equipe com mais de 20 servidores está distribuída nos bairros Boa União, Montanhês e Jorge Lavocat.
O diretor do Iteracre, Glenilson Figueiredo, explica que os bairros selecionados para receber a Regularização Fundiária, nesse primeiro momento, atendem alguns requisitos. “Essas terras são de propriedade do Estado e da Cohab, o que facilita o desenvolvimento dos trabalhos. Além disso, são bairros consolidados que já possuem infraestrutura básica”, explica Figueiredo.
É importante lembrar que o Iteracre firmou uma série de parcerias para conseguir colocar esse projeto em prática. Um exemplo é o Ministério Público Estadual. Na segunda-feira, 11, a equipe do Iteracre recebeu as últimas orientações, no auditório da Escola de Ensino Fundamental Jovem Boa União, antes de dar início aos trabalhos em campo. A promotora Rita de Cássia, da Promotoria Especializada em Habitação e Urbanismo, e o promotor de Justiça Felisberto Fernandes participaram da reunião e conheceram de perto a realidade da comunidade.
Raimundo Alves é líder da comunidade da Baixada da Sobral há três anos. Ele conta que essa é a realização de um sonho para os moradores. “Nosso sonho se tornou realidade. Estamos nos sentindo valorizados. Quero agradecer ao governo do Estado, que está melhorando a vida de mais de mil moradores”, disse.
No bairro Montanhês mais de mil famílias receberão o Título de Propriedade. O líder comunitário Adenir Oliveira enfatiza que desde que assumiu a presidência do bairro buscava nos órgãos responsáveis uma forma de legalizar essas famílias. “A principal reinvindicação aqui da comunidade era o documento da terra. Só tenho a agradecer aos órgãos envolvidos”, afirma Oliveira.
Os moradores do bairro Jorge Lavocat também estão entusiasmados com a inciativa. Kleber Barbosa, representante da comunidade, fez questão de frisar que muitas melhorias estão chegando ao bairro e que a Regularização Fundiária é uma consequência, já que a infraestrutura no bairro tem melhorado cada dia mais. “O Ruas do Povo já chegou aqui, a comunidade também está satisfeita com o abastecimento de água e agora todos os moradores vão ser regularizados. Estamos agradecidos, estão olhando para nós”, declara.