Local pode ser transformado em ponto de visitação turística
O governador Binho Marques visitou nesta segunda-feira, 29, as ruínas do Palácio de Galvez, em Porto Acre. Nas proximidades existem também ruínas da Mesa de Rendas Federais, uma repartição do Governo brasileiro edificada no mesmo local onde funcionou a aduana boliviana. Há também uma série de trincheiras escavadas em várias formações (ataque, defesa, zigue-zague) para os mais importantes combates da Revolução Acreana.
Durante sua construção, algumas estruturas desses prédios receberam cacos de vidro para aumentar a resistência. Os cacos eram de garrafas de diferentes tipos de bebidas, água mineral e remédios adquiridos muitas vezes e no exterior para suprir os seringais e a frente revolucionária.
Acompanhado do prefeito Zé Maria, o governador fez observações que podem levar o local a se transformar em ponto de visitação e atração turística. Para o historiador Marcus Vinicius das Neves, a região guarda um importante sítio histórico que necessita de maiores estudos visando seu conhecimento e preservação.
Luis Galvez Rodríguez de Arias foi um jornalista espanhol que proclamou a República do Acre em 1899. Governou o Acre entre 14 de julho de 1899 e 1º de janeiro de 1900 pela primeira vez e, depois, entre 30 de janeiro e 15 de março de 1900.