Binho visita comunidade e acompanha obras de pavimentação de ruas no Taquari

População tem obra como "sonho realizado". Governador assegura que trabalho irá avançar ainda mais

governador_inspeciona_ruas_taquari_foto_gleilson_miranda_01.jpg
governador_inspeciona_ruas_taquari_foto_gleilson_miranda_20.jpg

Binho e equipe vistoriaram as obras de pavimentação de ruas no bairro Taquari (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

O governador Binho Marques inspecionou nesta segunda-feira, 11, o resultado do asfaltamento de ruas do bairro Taquari, no Segundo Distrito de Rio Branco. As obras naquele bairro transformaram completamente 1,9 quilômetro de ruas e fazem parte do Programa de Pavimentação de Vias Secundárias. "É um trabalho de qualidade. O Tião [Viana], nosso governador eleito, já anunciou que as ruas são prioridades", disse o governador ao assegurar aos moradores a continuidade do asfaltamento.

A visita foi acompanhada do presidente e vice-presidente da associação dos moradores daquele bairro, Salim Manasfi e Mário Moraes José da Silva, respectivamente; do diretor-presidente do Departamento de Estradas de Rodagem, Hidrovias e Infraesnrutura Aeroportuária do Acre (Deracre), Marcus Alexandre; a diretora de Imprensa da Secretaria de Comunicação Social, Tainá Pires, entre técnicos e gestores públicos.

O governador percorreu as ruas Baixa Verde, de 322 metros de extensão; Barra Verde (272 m) e Júlio Mariano (334 m). No total, quatro ruas foram pavimentadas, em serviços que beneficiam também bairros adjacentes. Além do asfalto, o Deracre implantou rede de drenagem de água de chuvas e de coleta de esgoto. Participaram também da visita o diretor de Obras do Deracre, Joselito Nóbrega e a gerente de Vias Urbanas do órgão, Gilcélia Vianna.   O Governo do Acre investe R$ 1.946.500,00 no lote 2, que contempla ruas do Taquari e bairro do Quinze.  

Até o fim do ano, 70% do esgoto produzido em Rio Branco será coletado e tratado. Somente com o Programa de Pavimentação de Vias Secundárias, coordenado pelo Deracre, estão sendo utilizados 10.000 metros de tubos para drenagem. 70% do programa estão executados. A conclusão se dará nos próximos meses. Em breve, Rio Branco terá 42 quilômetros de ruas asfaltadas pelo sistema de tratamento superficial duplo (TSD) e cimento asfáltico de petróleo (CAP) – este aplicado nas vias maiores e de maior fluxo de veículos e pessoas. No total, o Programa de Pavimentação de Vias Secundárias irá investir perto de R$ 30 milhões em 175 ruas de 35 bairros. Também há serviços de detalhamento, como implantação de meio-fio e sinalização.

O Taquari é um bairro grande, que abriga cerca de 18.000 pessoas, segundo o presidente da associação de moradores, Salim Manasfi. Ele credita ao governador Binho Marques os mais importantes benefícios obtidos pela região nos últimos anos. "Se todos tivessem feito um pouco, já teria muita coisa pronta", disse.

pavimentacao_taquari_antes_depois_1.jpg

Moradores felizes

governador_inspeciona_ruas_taquari_foto_gleilson_miranda_07.jpg

Moradores agradeceram investimentos do Governo em infraestrutura do bairro (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

Resultado do debate democrático com a comunidade, a implantação de uma frente de obras traz resultados positivos em todas as áreas. A moradora Maria Madalena Silva, da Travessa Barra Verde, disse que gostou muito do que foi feito e deseja que o trabalho continue. Semelhante opinião tem o servente José Gomes, morador há dois na Barra Verde: "aqui não andava nem sapo acorrentado", brincou. "Agora ficou bom demais".

Não faz muito tempo a maior parte da malha viária da capital não possuía captação de águas pluviais e coleta de esgoto, mas essa realidade vem se alterando radicalmente. No Taquari, a situação era mais complicada ainda. "Minha mãe me ensinou os primeiros passos bem aqui, quando esta rua era apenas uma trilha. Muita gente passou no governo e nunca se interessou por este bairro", disse o vendedor Vandeberg Bezerra Bispo, relatando sua vida nos tempos difíceis da região que nasceu e vive até hoje.

pavimentacao_taquari_antes_depois_2.jpg

Ações não param

O governador agradeceu aos moradores pela colaboração com o desenvolvimento do projeto. A decisão de quais ruas seriam pavimentadas partiu da população local, que se reuniu numa escola para debater, em conjunto com representantes da Prefeitura e lideranças comunitárias, para definir detalhes das ações.  

Para se entender o alcance do programa, são seis empresas contratadas para asfaltar 10 lotes. A previsão é que estejam sendo gerados 500 empregos diretos e beneficiados diretamente 35 mil moradores. São pelo menos 35 bairros atendidos com 175 ruas asfaltadas. Até agora, foram pavimentadas 38 ruas, somando 13,5 quilômetros.

pavimentacao_taquari_antes_depois_32.jpg

Floresta Digital: incluindo quem mais precisa

governador_florest_digital_taquari_foto_gleilson_miranda_03.jpg

Ana Maria Alves, na rua Monte Mário, hoje tem internet graças ao Floresta Digital (Foto: Gleilson Miranda/Secom)

O governador se disse especialmente feliz em comprovar pessoalmente que, além da infraestrutura urbana, as classes mais pobres estão sendo gradativamente incluídas no mundo da tecnologia da informação. Nesta segunda-feira, Binho visitou a residência de Ana Maria Alves, na rua Monte Mário, próxima de uma das vias inspecionadas pelo governador. Há cerca de cinco meses, Ana Maria instalou uma antena para captar o sinal de internet do programa Floresta Digital e convidou o governador a confirmar que o sistema está funcionando adequadamente. Antes do Floresta Digital, a família de Ana só tinha acesso à internet através de lan house. "A gente usa para fazer trabalhos escolares, saber do noticiário e conversar no orkut, MSN, essas coisas", contou a dona de casa.

O Floresta Digital é a maior e mais democrática ação de inclusão digital do Brasil. O projeto possui as bandas corporativa (e-governo) e social (acesso livre e gratuito à rede mundial de computadores para toda a população).

governador_florest_digital_taquari_foto_gleilson_miranda_055.jpg governador_florest_digital_taquari_foto_gleilson_miranda_0812.jpg governador_florest_digital_taquari_foto_gleilson_miranda_0712.jpg

A capital possui 100 pontos iluminados com internet. São espaços públicos como os parques da Maternidade e Tucumã, escolas de todos os níveis de ensino, Fundação Hospital e centros de saúde, além da Universidade Federal do Acre. Binho também esteve na casa Tatiana de Souza, que mora há mais de cinco anos em uma casa construída pelo Programa Social de Habitação e há cerca de cinco meses adquiriu computar e a antena para acesso ao Floresta Digital. "O sinal é bom. A gente pode ver um monte de coisas, fazer trabalhos escolares", disse Tatiana.

O órgão responsável pelo programa é a Secretaria da Gestão Administrativa, que coordena a Organização Central de Atendimento ao Cidadão (OCA), gestora da política de universalização do acesso aos serviços públicos básicos aos habitantes da região.  O Floresta Digital conta com recursos de uma agência americana, do Tesouro Estadual e do Banco Mundial, via Programa de Inclusão Social e Desenvolvimento Econômico Sustentável do Estado do Acre (ProAcre). Mais informações sobre o programa podem ser obtidas pelo email florestadigital@ac.gov.br, no site www.florestaldigital.acre.gov.br ou ainda pelo telefone gratuito 08006058000. O cadastro é rápido, simples e fácil: o interessado precisa apenas de registrar o nome e o número do CPF ou passaporte, em caso de estrangeiro. O programa já está no Vale do Acre e se espalha pelo Estado.

O QUE ELES DISSERAM

{xtypo_quote}É um sonho ter essa rua assim, tão bonita.
Maria Marluce Felício da Costa, há 35 anos morando no Taquari{/xtypo_quote}

{xtypo_quote}Agora sim, melhorou. Estamos muito contentes.
Vicente Baltazar, morador há 24 anos{/xtypo_quote}

{xtypo_quote}Se era dia de lama, eu chegava toda suja na escola.
Débora Mendonça, estudante do ensino médio na escola Lourival Pinho{/xtypo_quote}

{xtypo_quote}Agora eu posso andar de bicicleta na minha rua. Antes, quando chovia, tinha de ir para a escola com sacolinha de plástico nos pés.
Magno de Souza Melo, estudante do 3º ano do ensino médio na escola Lourival Pinho{/xtypo_quote}


Galeria de Imagens

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter