Binho recebe prêmio “Líder por um planeta vivo” concedido pela WWF

Homenagem foi entregue pelo Diretor geral da ONG, James Leape, após ter conhecido pessoalmente alguns projetos na área de desenvolvimento sustentável executados no Acre

binho_recebe_wwf_foto_sergio_vale_9.jpg

Governador Binho Marques recebeu o prêmio das mãos do Diretor Geral da WWF, James Leape (Foto: Sérgio Vale/Secom)

binho_recebe_wwf_foto_sergio_vale_11.jpg

Secretária Geral da WWF, Denise Hamú, e representante do KFW também participaram do encontro (Foto: Sérgio Vale/Secom)

O Governador Binho Marques recebeu das mãos do Diretor Geral do WWF, James Leape, o prêmio "Líder por um planeta vivo", considerada a mais alta honraria dada a um indivíduo pela a ONG internacional em reconhecimento pelo trabalho desenvolvido em prol da conservação do meio ambiente. "Trabalhamos em mais de 100 países e não é comum ver esse tipo de trabalho que encontramos aqui. Não se trata apenas de preservar a natureza, mas de atender a necessidade das pessoas", disse James Leape durante a entrega do prêmio realizada na noite desta quarta-feira, 09, no Palácio Rio Branco.

O diretor da WWF, autoridade máxima da instituição no mundo, esteve no Acre durante dois dias cumprindo uma extensa agenda de visitas a projetos importantes coordenados pelo Governo do Acre na área de desenvolvimento sustentável. Acompanhado da Secretária Geral do WWF-Brasil, Denise Hamú, e do coordenador da ONG no Acre, Dande Tavares, James Leape esteve na ZAP BR, em Feijó, onde o Governo do Estado trabalha e investe para mitigar os impactos ambientais e sociais da construção da estrada. Até 2010 a previsão de investimento na área é de R$ 55 milhões em assistência social, como educação e saúde, e desenvolvimento sustentável. A fábrica de preservativos, que usa o látex natural extraído na floresta e fomenta a cadeia produtiva da borracha, assim como a fábrica de pisos de Xapuri, que trabalha com madeira certificada, também foram visitadas pela comitiva que contava ainda com a presença de representantes do KFW, banco de fomento alemão que apoia ações ambientais na Amazônia.

Para a secretária Geral do WWF Brasil, o que chamou atenção durante a visita foi ver na prática o resultado dos projetos. "Nessa visita, nós trouxemos o diretor do WWF Internacional para conhecer os esforços que têm sido desenvolvidos no Acre. Viajamos muito e viemos parando, conversando com as pessoas. Posso afirmar que nosso diretor está extremamente impressionado, porque o que muitos estados falam, o Acre já está colocando em prática. Aqui a gente vê os resultados da política de desenvolvimento sustentável. Tanto é que ele outorgou ao governador esse importante prêmio concedido pela instituição", disse Denise Hamú.

O prêmio é como um certificado pela contribuição e compromisso do Governo do Acre com a conservação. "Pela liderança do Acre na promoção do desenvolvimento sustentável incluindo dimensões socioambientais, fazendo do Estado um líder em práticas inovadoras de conservação em pagamentos por serviços ecológicos, contribuindo para conservar a Amazônia", está escrito na placa entregue ao governador. "Eu fico feliz, porque esse reconhecimento vem de vocês, que são verdadeiros. Muito obrigado", disse Binho Marques ao receber a homenagem. Do Acre, além das boas impressões dos projetos ambientais, James Leape leva um trabalho em marchetaria feito pelo artesão Maqueson Pereira, de Cruzeiro do Sul, entregue pelo governador Binho Marques em agradecimento pela visita.

Participaram do encontro com a comitiva internacional, os secretários de estado Fábio Vaz, a presidente do Imac, Cleísa Cartaxo; o Diretor Presidente do Iteracre, Felismar Mesquita; o Secretário Adjunto de Desenvolvimento, Ciência e Tecnologia, Luiz Augusto; e o Presidente da Assembleia Legislativa do Acre, deputado Edvaldo Magalhães.

binho_recebe_wwf_foto_sergio_vale_13.jpg

A WWF é ONG parceira do Acre em diversas ações voltadas para a conservação e o uso sustentável da floresta. Para o governador Binho Marques, o reconhecimento valoriza o que vem sendo feito no Estado no sentido de garantir a manutenção da floresta, aliado à inclusão social e econômica de quem vive nela.

"Tivemos presente aqui a maior autoridade da WWF para trazer o reconhecimento de que o Acre está no caminho certo. Estamos caminhando para uma economia de baixo carbono. Isso é um projeto complexo. Temos participado de diversos fóruns internacionais. Estivemos há duas semanas na Alemanha, eu estive em debates na Costa Rica, duas vezes nos Estados Unidos, participei do encontro em Copenhague, o Senador Tião Viana representou o Acre em Washington, a Marina Silva também participou de vários eventos internacionais mostrando nosso projeto, de tal maneira que onde o Acre chega, ele surpreende ao mostrar um diferencial. Porque em muitos lugares existem projetos de governos voltados para uma economia sustentável, mas é só um projeto. No Acre, nosso projeto existe na prática e é coerente com uma ideia de que é possível ter desenvolvimento econômico, preservar a natureza e ter distribuição de renda, fazendo a inclusão social e garantindo qualidade de vida para todos", disse o governador Binho Marques.  

{xtypo_quote}Trabalhamos em mais de 100 países e não é comum ver esse tipo de trabalho que encontramos aqui. Não se trata apenas de preservar a natureza, mas de atender a necessidade das pessoas.
James Leape, Diretor Geral da WWF Internacional{/xtypo_quote}

{xtypo_rounded2}Prêmio Líder por um Planeta Vivo

premio_wwf_foto_sergio_vale_12.jpgem reconhecimento a 

Arnóbio "Binho" Marques

 

Pela liderança do Acre na promoção do desenvolvimento sustentável incluindo dimensões socioambientais, fazendo do Estado um líder em práticas inovadoras de conservação em pagamentos por serviços ecológicos, contribuindo para conservar a Amazônia.

Jeames P. Leape
Diretor Geral WWF Internacional{/xtypo_rounded2}


Galeria de Imagens

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter