Aniversário foi marcado pela apresentação do Plano Estratégico do Tribunal de Contas do Estado para o quadriênio 2011-2014
O governador Binho Marques participou nesta segunda-feira, 27, da apresentação do Plano Estratégico do Tribunal de Contas do Estado para o quadriênio 2011-2014. O ato foi realizado com sessão solene em comemoração aos 21 anos do TCE e contou com a presença de autoridades municipais, estaduais e federais.
O Tribunal de Contas do Estado do Acre foi criado pela Emenda Constitucional 17, publicada no Diário Oficial de 18 de setembro de 1987, e com o Plano Estratégico construiu sua missão, visão, valores e o Plano Estratégico. "É um momento raro para qualquer Tribunal de Contas do país", disse o governador, lembrando que nos últimos doze anos o Acre consolidou suas bases para um futuro promissor, e o TCE, que agregou instrumentos e condições para mais bem exercer suas funções, tem papel de destaque nesse processo. "O Acre tem sua estrutura pronta para uma nova fase de seu desenvolvimento."
Antes da criação do Tribunal de Contas, a fiscalização da administração orçamentária e financeira do Estado e dos municípios era realizada pela Auditoria Geral de Contas, órgão auxiliar do Poder Legislativo, automaticamente extinto. Sete funcionários da AGC foram homenageados na sessão solene. Para o presidente do TCE, José Augusto de Faria, o Plano Estratégico trouxe novos desafios para o Tribunal. "Com o plano, traçamos metas mais ousadas para atender aos anseios da população acreana", afirmou Faria.
Todos os mais de 150 servidores foram envolvidos no processo de construção de estratégias para definir o caminho que o órgão deve percorrer nos próximos anos para o cumprimento de suas obrigações no Estado. Os debates foram divididos em etapas, sendo que a primeira se constituiu em uma pesquisa realizada com os servidores.