Binho mostra os avanços do Acre em entrevista à TV Rio Branco

Temas como segurança pública, saúde, educação e encontro em Copenhagen foram abordados durante o programa

governador_concede_entrevista_foto_sergio_vale_6.jpg

Governador Binho Marques respondeu perguntas do entrevistador e da população (Foto: Sérgio Vale/Secom)

O governador Binho Marques concedeu nesta quinta-feira, 3, entrevista ao programa Boa Tarde Rio Branco, da TV Rio Branco, afiliada do SBT. Apresentado pelo jornalista Astério Moreira, o Boa Tarde Rio Branco é uma revista de fatos e acontecimentos na capital e no Estado. Binho Marques falou sobre vários temas e respondeu às perguntas do apresentador e dos telespectadores.

Astério quis saber sobre o sistema educacional, quais caminhos o Acre deve seguir para avançar ainda mais na qualidade do ensino. Binho Marques lembrou que quando o governo começou, em 1999, a rede escolar estava destruída e o ensino figurava na última colocação nas avaliações oficiais. "Era uma vergonha nacional", disse o governador, lembrando que teve a oportunidade de conhecer escolas de várias partes do mundo ao sustentar que o padrão adotado para os estabelecimentos de ensino do Acre é de alto nível. "Esse nosso padrão é muito superior ao de muitos lugares da América do Sul e até mesmo da Europa", disse ele. No Acre, as construções são agradáveis e proporcionam melhor aprendizado.

Antes de 1999, o conteúdo era precário mas  hoje o papel da escola  é diferente, onde o aluno deve estar pronto para situações inusitadas. Como instrumentalização desses novos tempos, Binho reafirmou o programa Floresta Digital, que além de prover a cidade de Rio Branco com internet livre, distribuirá computador para os estudantes do último ano do ensino médio do Acre. Em 2010, todas as 22 cidades serão cobertas por uma nuvem de internet e as comunidades-pólos, que servem de referências para povoados remotos nos municípios, também contarão com acesso à rede mundial de computadores.

{xtypo_quote_left}O Acre é hoje paradigma a ser discutido no mundo inteiro.
Binho Marques, governador{/xtypo_quote_left}Uma estudante do ensino médio perguntou ao governador quais investimentos estão sendo feitos na área de segurança pública. "Estamos investindo muito", respondeu o governador. Atos como a ampliação do duodécimo da Polícia Militar, a transformação da Polícia Civil em Secretaria de Estado, o Estado já avalia a aquisição de um novo helicóptero (o Comandante João Donato chegou em setembro ao Acre e já realizou missões de patrulhamento,  resgate e salvamento de vidas,  o que determina que ele já pagou todos os seus custos). "Precisamos nos unir para enfrentar a criminalidade. Não dá para esperar as coisas acontecerem", disse, alertando que para prender bandido não é necessário tortura e que passou o tempo em que polarizavam-se o esquadrão da morte e o ativismo de direitos humanos romântico.

Outro telespectador, Seu João, é aposentado, mora em Senador Guiomard, e quis saber da possibilidade de criação de um parque ecológico em sua cidade. "A gente quer que cada município tenha seu parque", respondeu o governador, que irá se informar sobre uma área citada pelo Seu João. Binho Marques citou como investimentos semelhantes ao pedido do aposentado o Parque de Brasiléia, o Parque do Buritizal em Feijó, e o Orquidário de Mâncio Lima.

O funcionário público Ramiro pediu informações sobre como ficará o sistema de saúde em 2010. O governador respondeu que já começou a reconstrução do Pronto Socorro de Rio Branco, que passará a ser um prédio de cinco andares com heliporto e outros serviços de urgência e emergência. A Fundação Hospital deixará de existir, transformando-se no Hospital das Clínicas do Acre. "No final deste mês ou no começo de janeiro estaremos entregando a Maternidade Bárbara Heliodora e em seguida a maternidade de Cruzeiro do Sul. Vamos inaugurar hospitais de referência, como o de Tarauacá e estamos financiando os municípios para melhorarem seus postos e centros", disse, fazendo referência ao Pró Saúde, a organização que cuida do sistema de saúde pública do Acre. Os investimentos não são pequenos: "Para cada um real que o SUS coloca, o Governo do Acre coloca mais três".

Sobre seu futuro político, Binho Marques reafirmou que não é candidato a nenhum cargo eletivo.

Veja outros temas abordados no Boa Tarde Rio Branco:

{xtypo_rounded2}PRODUÇÃO RURAL

"A produção de grão multiplicou-se por quatro e a de borracha, por três. O Acre chega a exportar milho para o Peru", afirmou o governador. Investimentos de resultado, como o Complexo de Aves de Brasiléia, que funciona dentro da lógica  PPC (Público-Privado-Comunitário) envolvendo 178 agricultores familiares. "Queremos que o Acre seja rico mas que seja para todos", disse.     

UNIDADE DE PRONTO ATENDIMENTO

Foram investidos cerca de R$8 milhões na implantação da UPA do Segundo Distrito, que já reduz substancialmente a demanda no Pronto Socorro, que está em ampla reforma. São investimentos iniciados no governo de Jorge Viana e que foram mantidos e potencializados com Binho Marques. "Por isso, essa continuidade é fundamental", declarou sobre a não mudança no planejamento.

TRANSPLANTES

"O Acre assumiu papel de ponta no atendimento especializado", disse o governador acerca das grandes operações de transplante que estão sendo realizadas no Acre. A atenção básica está passando por investimentos interessantes e tem no ProAcre seu motor para chegar às pessoas que mais precisam. "É um programa que leva saúde às comunidades distantes. Estamos contratando 12 equipes médicas para 100 comunidades", informou.

No contexto do novo sistema de saúde, o Hospital de Clínicas do Acre (antiga Fundhacre) "é a cabeça da rede".  Uma pessoa moradora da comunidade Belfort (50 quilômetros da cidade de Marechal Thaumaturgo no Alto Juruá) é consultada pela equipe médica, que faz a avaliação se o tratamento pode ser feito no local ou se ela precisa ser removida para Marechal Thaumaturgo ou vem direto para o Hospital de Clínicas, onde já encontrará tudo agendado.

PRISÃO DO ASSALTANTE DO BB DE FEIJÓ

A pergunta de uma estudante de Rio Branco, cujo nível de ensino foi identificado pelo governador pela cor do uniforme, disse respeito à segurança pública, um tema complexo e que deve merecer o interesse de todos, inclusive jovens como ela. "O que nós queremos para a juventude é o seu protagonismo", disse o governador. "A segurança pública é um desafio muito grande, há um crescimento econômico no Brasil e no Acre, que é bom mas há também coisas ruins. Esses problemas a gente só resolve avançando", declarou, citando a prisão do líder da quadrilha que assaltou a agência do Banco do Brasil de Feijó como uma operação da polícia do Acre, que realizou intenso trabalho de inteligência lançando mão dos mais diferentes recursos para localizar o assaltante. "Não foi a polícia de Rondônia que o prendeu. A polícia de Mato Grosso o procura e nossa polícia fez um trabalho de inteligência e o encontrou", disse.

O atendimento nas delegacias de polícia está sendo terceirizado. Jovens universitários estarão realizando o atendimento ao público, o que disponibilizará mais agentes para o combate à criminalidade. O Acre está dividido em dez regionais de segurança pública, o que facilita o acompanhamento e a cobrança de metas para cada território.

MUDANÇAS CLIMÁTICAS

Binho Marques estará em Copenhaguen defendendo que o planeta faça a compensação dos serviços ambientais prestados pela floresta em pé. O COP é a Conferência das Nações Unidades Sobre Mudanças Climáticas e será realizada na Dinamarca partir da próxima semana. Líderes do mundo inteiro estarão debatendo a questão. "O Acre é hoje paradigma a ser discutido no mundo inteiro", disse Marques, citando o interesse de grande Estados e nações, como a Cafilórnia (EUA), Noruega e Alemanha, nos programas ambientais do Acre. "O mundo inteiro depende das florestas e precisam nos ajudar. Se o planeta depende da Amazônia deve ajudar os povos que aqui vivem", defendeu. {/xtypo_rounded2}

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter