Binho Marques se reúne com parlamentares e gestores para discutir segurança pública no Juruá

Durante encontro, com a presença do senador Tião Viana, deputados puderam conhecer o projeto de investimentos para o setor. Governador ainda garantiu ação emergencial para a cidade

A segurança pública em Cruzeiro do Sul e no Juruá foi o tema do encontro realizado nesta sexta-feira, 01, pelo Governador Binho Marques com a presença do Senador Tião Viana, o vice-governador César Messias, deputados da bancada estadual e federal, e do presidente da Câmara de vereadores de Cruzeiro, Gilvan de Freitas. Na ocasião, os deputados federais Henrique Afonso, Perpétua Sá e Maria Antônia expressaram a preocupação dos moradores da região com a questão do policiamento na região, e puderam conhecer quais as políticas que o Governo vem adotando para o setor.

Binho Marques garantiu que um conjunto de ações será realizado nos próximos meses para aumentar o efetivo e melhorar as condições de trabalho dos policiais. Mas reconheceu que a situação de Cruzeiro do Sul é grave e precisa de uma intervenção emergencial. Como resultado do encontro, o Governo do Estado se comprometeu em apresentar até o início da próxima semana, quais as medidas podem ser adotadas de imediato para tentar diminuir os índices de violência no município.

seguranca_no_jurua_.jpg

Governador Binho Marques em reunião com Senador Tião Viana, Vice-Governador César Messias e parlamentares (Foto: Sérgio Vale/Secom)

"Nós tivemos a oportunidade de mostrar o quanto vamos investir no setor para atender Cruzeiro do Sul. Agora, depois dessa reunião, nós assumimos o compromisso de que diante da fragilidade, da sensação de insegurança que está a população, nós não podemos deixar de realizar uma ação mais do que excepcional. Por isso, teremos uma intervenção emergencial nesse caso para que a população possa se sentir mais segura e protegida", afirmou.

O grupo de trabalho formado pela Secretária de Segurança Márcia Regina, o Secretário de Polícia Civil Emilson Farias e o Comandante da PM, Coronel Romário Célio, fará um levantamento de quais medidas podem ser adotadas para a região do Juruá.

Durante a reunião, o deputado estadual Moisés Diniz alertou para a importância de se discutir a questão da segurança pública sem abordagem política. Citou quando três crimes passionais aconteceram no mesmo dia em Cruzeiro do Sul, Tarauacá e Feijó, e apenas o de Cruzeiro teve repercussão. "Isso porque em todos os casos, no dia seguinte a polícia já havia encontrado os culpados que foram levados para a penitenciária".

Investimentos – Durante a reunião, Márcia Regina apresentou os investimentos do Governo do Estado até o final de junho deste ano. Serão 6 delegados, 12 escrivães e 3 peritos na região. E para o início do próximo ano, a previsão é de levar mais 47 policiais. Atualmente eles passam pelo curso de formação na área. O Governo também está adquirindo equipamentos de informática para os postos da Polícia Civil da Regional; veículos traçados, motos, barco e lancha para atender as Polícias Militar e Civil; além de equipamentos de proteção individual para a PM.

Na área de infraestrutura, os investimentos contemplam a reforma, ampliação e estruturação do Subgrupamento de Incêndio do Corpo de Bombeiros de Cruzeiro do Sul e a Reforma da Delegacia Geral de Cruzeiro do Sul, no valor de R$ 1 milhão. A maior parte dos investimentos será realizada com recursos do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania, o Pronasci.

O Comandante da PM, Coronel Romário Célio, disse também que assim como em Rio Branco, será instalado no município a Operação Águia. O Secretário de Polícia Civil, Emilson Farias, ressaltou a importância dos investimentos na formação dos profissionais que irão atuar na área de segurança, para que o trabalho de inteligência seja eficiente e traga resultados positivos na solução dos casos.

Segurança para além do policiamento

seguranca_no_jurua__1.jpg

Durante o encontro, foram apresentados os investimentos no setor para a região (Foto: Sérgio Vale/Secom)

Mas além do policiamento, o governador falou sobre a importância de se pensar a questão da segurança pública também como política da área social. "Não se resolve a segurança só com armamento e repressão". Para Binho Marques, a parceria do poder público deve ser a alternativa para que os índices de violência diminuam.

O vice-governador César Messias defendeu a ação social na política de segurança. Ele destacou que o ministro Tarso Genro elogiou a implantação do Pronasci no Acre e lembrou que a situação de violência também é resultado do crescimento rápido e desordenado da cidade.

Márcia Regina acredita que a prefeitura deve ser uma importante aliada nessa luta. "Esse é o grande debate hoje. É muito importante que junto com essa ação da polícia, o município venha conosco também nas ações municipais. Porque hoje a segurança ela não é só polícia. Ela tem que ter uma ajuda da esfera municipal com suas ações sociais, conselho tutelar, toda uma gama de serviços que podem ser agregados. Nós já estamos trabalhando junto ao município de Cruzeiro do Sul a questão da iluminação pública, que interfere diretamente na segurança. Então é necessário que junto com essa ação efetiva, mais emergencial da Secretaria de Segurança, o próprio município venha em parceria para apoiar e garantir também outros serviços que a população necessita e que trazem impactos positivos".

Para o senador Tião Viana, o resultado da reunião foi extremamente positivo. "O governador Binho mediou um sentimento comunitário expresso pela bancada legislativa através dos vereadores, dos deputados estaduais, dos deputados federais e dos senadores, e ele apresentou um belo programa de segurança pública para o nosso Estado. O Acre hoje está se preparando da melhor forma para tratar a questão da segurança pública pelo governo Binho. Nós temos problemas emergentes que estão estourando, como esse de Cruzeiro do Sul que é legítimo. E o Governador assegurou que enquanto as respostas definitivas estão sendo edificadas, ele vai apresentar uma proposta emergencial para esses primeiros momentos. Então, eu estou muito satisfeito com a perspectiva de mudança imediata".

O Presidente da Aleac, Edvaldo Magalhães, aprovou a iniciativa do Governo do Estado de abrir o debate. "Foi uma atitude de muita responsabilidade do Governador de partilhar com a mesa ouvindo opiniões de diversos segmentos inclusive políticos que têm atuação naquela região do Juruá e de tomar medidas a partir dessas reuniões. Quando se tem um ponto fora da curva, como é o crescimento da violência no Juruá, merece uma ação de estado. E essa ação de estado, o governador anunciou para todos nós. Estamos muito contentes com o resultado da reunião".

Assim como Edvaldo, o Presidente da Câmara de Vereadores de Cruzeiro do Sul saiu do encontro com boas expectativas. "Termino a reunião muito feliz, porque tenho certeza que a resposta que a sociedade está cobrando do governo, cobrando dos representantes públicos, essa resposta será dada".

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter