Binho Marques participa da posse de Pedro Ranzi na presidência do TJ

Cerimônia no Teatrão apresentou a nova diretoria do Poder Judiciário do Acre para os próximos dois anos

dsc_10170202.jpg

Várias autoridades do Executivo e Judiciário participaram da solenidade no Teatro Plácido de Castro (Foto: Sérgio Vale/Secom)

O governador Binho Marques participou nesta segunda-feira da sessão solene de posse do desembargador Pedro Ranzi como presidente do Tribunal de Justiça do Acre para o biênio 2009-2010. A cerimônia foi realizada no Teatro Plácido de Castro. Adair Longuini foi empossado como vice-presidente e Samoel Evangelista, que se afastou ontem da presidência do Tribunal Regional Eleitoral, como  corregedor-geral da Justiça. Marques fez destaque às qualidades do novo presidente e disse estar feliz de participar daquele ato.

Ranzi ocupa o lugar de Izaura Maia. Na mesma solenidade também foram empossados Miracele Lopes e Feliciano Vasconcelos, respectivamente presidentes das Câmaras Cível e Criminal, e a nova diretora da Escola Superior da Magistratura do Acre (Esmac), Eva Evangelista.

A gestão de Izaura Maia promoveu importantes avanços no Judiciário acreano, como a criação da Vara de Violência Doméstica e o Centro Cultural do Judiciário, entre outros. A ex-presidente foi homenageada como uma placa e um buquê de flores.

O evento foi prestigiado por autoridades dos Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, representantes de instituições civis, militares e eclesiásticas, diretores, assessores e demais servidores do Tribunal. Entre outros estiveram presentes o vice-governador César Messias, o presidente da Assembleia Legislativa, Edvaldo Magalhães, o presidente da seccional do Acre da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Florindo Poersch, o presidente do Tribunal de Contas do Estado, José Augusto de Faria, e o representante do Ministério Público Estadual, Samy Barbosa.

Pedro Ranzi é gaúcho e vive há quarenta anos no Acre. Em Cruzeiro do Sul, foi secretário-geral do município e prefeito em 1971. Cursou Direito na Universidade Federal do Acre, ingressando em seguida na magistratura. Em 1988, foi nomeado juiz de Direito substituto e em junho de 2005 assumiu como desembargador do TJ. Sua meta para os próximos dois anos é investir na qualificação dos servidores, em tecnologia e racionalização dos recursos e serviços. Ranzi agradeceu ao governador pelo esforço em ampliar o orçamento do Judiciário. "Desejamos acesso fácil ao cidadão em resposta aos problemas apresentados", resumiui. Seu pai, Saul, de 91 anos, e familiares que moram em outros Estados, como o paleontólogo Alceu Ranzi, fizeram-se presentes.