Binho Marques participa da 3ª Cúpula de Governadores do Clima Global

Governador do Acre e líderes mundiais irão se reunir em Califórnia para definir estratégias conjuntas para consolidação de uma nova economia verde

binho_marques.jpg

Governador Binho Marques irá se reunir com líderes mundiais na Califónia, para traçar o curso de uma nova economia verde (Foto: Sérgio Vale/Secom)

O Governador Binho Marques embarca neste domingo para a Califórnia, onde participa nos dias 15 e 16 de novembro da 3ª Cúpula de Governadores do Clima Global (GGCS3), que será realizada no renomado Centro de Mondavi, em Davis, Califórnia. O encontro reunirá líderes de todo o mundo para discutir metas e estratégias de combate às mudanças climáticas e traçar o curso de uma nova economia verde no mundo.

O anfitrião do encontro será o governador da Califórnia, Arnold Schwarzenegger. Em carta convite enviada ao governador Binho Marques, Schwarzenegger afirma que a questão da mudança climática exige ação de todos os níveis de governos em parcerias com o setor privado, organizações não-governamentais e acadêmicas. "Nós continuamos a avançar em direção a um futuro de baixa emissão de carbono apesar dos resultados da COP 15 e os efeitos nefastos da recessão global", declara.

Com 88% de seu território coberto por floresta, o Acre vive hoje um momento importante. Na última quinta-feira, o governador Binho Marques sancionou a lei de criação do Sistema de Incentivo a Serviços Ambientais (Sisa), que vai garantir ao Estado novas alternativas de geração de renda para os povos da floresta aliada à conservação do meio ambiente. O Estado é referência porque foi o primeiro a construir uma legislação que contempla os pequenos produtores. O Acre também se destaca pela sua Política de Valorização do Ativo Ambiental Florestal, que fortalece os produtores que conservam a floresta e atua na recuperação de áreas já degradadas. De acordo com IBGE, o Acre foi o estado que mais reduziu o índice de queimadas e incêndios florestais em todo Brasil: 93% entre 2007 e 2009. Na outra ponta, o Estado é está em 7º lugar no ranking nacional de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB). Um sinal de que aqui a chamada economia verde e sustentável já aponta alternativas para se tornar uma realidade.

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter