Binho Marques confirma que parceria é o que mais pesa na grande aceitação popular de seu governo

"Parceria otimiza os recursos e a gente acaba não desperdiçando", diz governador sobre pesquisa do Ibope que mostra mandato com 63% de aprovação

O governador Binho Marques aponta a bem sucedida parceria com a Prefeitura de Rio Branco como o componente mais importante para que sua administração alcançasse 63% de aprovação popular em apenas um ano e sete meses de governo. Dados da  pesquisa Ibope/Rede Amazônica divulgada semana passada pela TV Acre revelaram que 63% dos acreanos  consideram a administração Binho Marques "ótima" ou "boa", além de outros 29% que a têm como "regular". A  consulta entrevistou 504 pessoas em Rio Branco entre os dias 12 e 14 de agosto.

"Fui pego de surpresa. Eu tinha certeza de que o governo ia melhorar muito, mas não esperava esse resultado com dois anos de mandato. Esperava uma boa avaliação para o próximo ano. A rigor, falamos em dois anos, mas são apenas um ano e sete meses de governo", disse Marques nesta sexta-feira, 22, durante viagem pela BR-364 de Rio Branco a Cruzeiro do Sul.

Para ele, são vários os fatores que permitiram a melhor avaliação popular de sua gestão, mas como a pesquisa tratou do ambiente político-administrativo e eleitoral do município de Rio Branco, a parceria com a Prefeitura é de fato o aspecto mais relevante a ser levado em conta na avaliação dos números.

"Temos a própria BR-364, a segurança pública, a saúde, que é um setor que vai mudar muito ainda, como a Fundhacre, que será um hospital diferente e levará o nome do doutor Adib Jatene; a educação, que já vinha melhorando; mas a parceria com a Prefeitura de Rio Branco é o diferencial", disse o governador."A parceria otimiza os recursos, acaba não desperdiçando nada e gera bons resultados.

Em seus discursos e entrevistas, o governador vem pregando mais parcerias em favor do desenvolvimento do Acre. Ao assumir o governo, em janeiro de 2007, Binho Marques anunciou que iria priorizar políticas públicas nas áreas de produção agrícola, saúde e segurança. Com a implantação do Pacto Agrário e das ações da Gestão Democrática da Saúde e a adesão do Acre ao Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), o governo de Binho Marques alcança uma das mais altas aprovações para um gestor com dezenove meses de governo.

De fato, os números mostram como o trabalho em parceria tem sido compreendido pela população – e não apenas na capital, onde se realizou a pesquisa, mas em todo o Estado. Os 63% de aprovação de Binho Marques também podem, em parte, ser creditados à parceria com o governo federal. Os programas de distribuição de renda e os planos de desenvolvimento regional ganham reforço com a equipe do governo Binho. Todos os programas federais encontram no Acre uma lógica de aplicação que dá maior eficiência à política pública.