Binho Marques: BR 364 a partir de Cruzeiro do Sul fortalece o interior

Governador prega a busca por parcerias e por mais trabalho em favor da população


Governador Binho Marques concedeu entrevista a Rádio Juruá FM. Falou dos principais projetos em favor de Cruzeiro do Sul e todo o Vale do Juruá. Marques participou da procissão de encerramento do Novenário de Nossa Senhora da Glória, que contou com a presença de mais de 35 mil pessoas em Cruzeiro do Sul e, segundo prevê o governador, terá ainda maior adesão a partir de 2010, quando a BR 364 estiver concluída. "Eu e o César Messias (vice-governador, também presente à entrevista) estamos trabalhando para que em 2010 a BR esteja asfaltada. Temos sorte porque há mobilização das pessoas, da bancada parlamentar, do Presidente Lula, de todos", disse o governador.

 Vale do Juruá Fortalecido 

"Foi uma decisão corajosa do governador Jorge Viana em fazer a BR 364 a partir do Vale do Juruá e não a partir de Rio Branco. Temos o exemplo da mesma BR 364 de Porto Velho a Rio Branco. Quando o asfalto chegou à capital ficou enfraquecida, o comércio tradicional caiu.

Aqui queremos o contrário. O asfalto de Cruzeiro do Sul a Tarauacá já criou uma região fortalecida entre o Juruá, Tarauacá e Envira. Quando o asfalto chegar, toda a região estará mais fortalecida".

Ponte no Rio Juruá

"Acreditamos que no futuro a alternativa para implantação de uma ponte em Cruzeiro do Sul será a saída pela Mâncio Lima. Não é uma ponte fácil. São 550 metros. Estamos negociando os recursos e eu espero que possamos construí-la ainda neste mandato".

Recuperação de rodovias e ramais

"Estamos trabalhando bem nos ramais e a situação poderia estar bem melhor, mas o Incra não repassou nem um centavo sequer ainda. Estamos fazendo tudo com nossos próprios recursos.

Nas rodovias, temos um programa permanente de recuperação. Queremos chegar em 2010 com o trechos da BR 364 recuperados para entregá-la completamente pronta".

Meio ambiente e produção

"O rigor nas leis é uma tendência mundial. Uma alternativa para o Acre é o FPE Verde, um projeto da senadora Marina Silva, que compensa financeiramente aos Estados obrigados a impor maior rigidez na legislação. A previsão é que com o FPE Verde o Acre tenha mais R$ 20 milhões ao ano para apoio aos produtores.

Em relação à recomendação do Ministério Público quando ao desmate e queima estamos elaborando um pacote de transição para a produção, mas precisamos estar unidos para encontrar caminhos  de sobrevivência das famílias de produtores rurais".

Ensino rural

"A maioria dos governos estaduais não têm escolas rurais, mas no Acre a gente apóia devido à dificuldade das prefeituras. Quando eu era secretário de Educação, o governador Jorge Viana mandou licitar 200 escolas rurais e agora eu penso que a gente vai ter de intervir porque muitas prefeituras não estão assumindo suas responsabilidades".

 Parcerias

"Há prefeitos que ficam numa briga partidária desnecessária. Temos de deixar de lado as brigas e trabalhar pela população".

Compartilhe:

WhatsApp
Facebook
Twitter