OCA está sendo implantada em prédio que serviu a uma das mais famosas casas aviadoras da região, compondo o centro histórico da cidade
O governador Binho Marques visitou nesta quarta-feira, 13, as obras de implantação da Organização Central de Atendimento ao Cidadão (OCA) de Xapuri. A unidade integra serviços de Estado no âmbito federal, estadual e municipal e atende o cidadão com vários serviços a partir de um único guichê e um só funcionário: emissão de documentos como carteira de identidade, CPF, carteira de trabalho, título de eleitor, certidões de nascimento, casamento e óbito e outros. Xapuri é o segundo município a receber a unidade, que está sendo implantada no prédio que pertenceu à Casa de Aviação A Limitada, construída na década de 1920, no auge da economia da borracha, na antiga Rua do Comércio, hoje 17 de Novembro.
O prédio de arquitetura com tendência para art décor integra o Centro Histórico de Xapuri e está sendo restaurado para abrigar a OCA. A obra custa R$ 1.098.743,83 na construção de 648,84 metros quadrados. Os recursos são do Tesouro Estadual e o projeto é coordenado pela Secretaria de Estado de Obras Públicas. A obra emprega 45 trabalhadores, sendo que boa parte foi recrutada em Xapuri. "Trata-se de um investimento de extrema importância para Xapuri. Agradecemos o apoio que o governador Binho Marques vem dando para nosso município, trazendo mais qualidade de vida e inclusão social", declarou o prefeito Bira Vasconcelos.
Em centros convencionais, o cidadão tem de percorrer vários guichês se precisar de mais de um serviço ou produto. Mas os benefícios da OAC de Xapuri vão além: "Teremos um Centro de Inclusão Digital com dez computadores", informou Sídia Gomes, coordenadora estadual do programa. A OCA será o núcleo do Floresta Digital, que irá cobrir toda a cidade de Xapuri com uma nuvem de internet gratuita. O sinal será captado a partir da segunda quinzena de março, data prevista para a OCA entrar em operação. A madeira usada para forro e aplicações laterais – cerca de 5,5 metros cúbicos – foi beneficiada no Complexo Industrial de Xapuri, onde se fabricam pisos e decks. Para o forro está sendo usado o cedro e para o piso, jatobá. "O desenho interno é original", explicou Eduardo Vieira, secretário de Estado de Obras Públicas.
A OCA de Xapuri terá condições de atender a demanda de 500 pessoas ao dia e integra a Organização das Centrais de Atendimento ao Cidadão de Rio Branco, cuja sede, de 10 mil metros quadrados, está sendo construída na confluência da rua Quintino Bocaiuva com a Avenida Brasil, no Centro da capital acreana. A Secretaria de Gestão Administrativa, mantenedora do serviço em parceria com várias instituições, prevê para breve o início do funcionamento da unidade definitiva, cujas obras estão orçadas em cerca de R$ 15 milhões. Em Xapuri, foram selecionados 45 funcionários para atender o cidadão. Eles estão sendo treinados e preparados para o serviço.
A Limitada era uma das duas mais movimentadas casas aviadoras de Xapuri e responsável pelo abastecimento de boa parte dos seringais da região. Alguns balcões foram encontrados pelos trabalhadores que fazem a reforma e dezenas de garrafas de perfumes e bebidas importados de outros Estados e países no período áureo da borracha estão sendo coletados nas escavações. Até agora, 123 garrafas grandes de cor escura (600 ml) e 126 pequenas de cor escura (300 ml) já estão catalogadas pela historiadora Caticilene Rodrigues. O trabalho de restauração também localizou peças de embarcações, que serão restauradas e expostas para conhecimento público.