Acompanhado de autoridades e lideranças comunitárias, o governador Binho Marques realizou nesta sexta-feira, 19, uma caminhada pela Nova Estrada da Sobral em ato que marcou a entrega oficial da urbanização da via, a de maior fluxo de veículos e pedestres da Baixada do Sol. As obras, cujo custou passou dos R$ 5,9 milhões, foram planejadas e executadas pela Prefeitura de Rio Branco. "Fico feliz em ver o resultado de um trabalho difícil aqui na Estrada da Sobral", disse o governador.
Nesta fase, foram entregues 90% do projeto. Estão em trabalho de urbanização cerca de 250 metros da estrada, na região compreendida pela Ladeira do Bola Preta. Essa etapa deve ser concluída nos próximos meses. Estiveram presentes à inauguração da Estrada da Sobral o secretário de Obras da Prefeitura, Wolvenar Camargo; os deputados Edvaldo Magalhães, presidente da Assembléia Legislativa; Walter Prado; Ney Amorim e Luiz Tchê; o ex-governador Jorge Viana, autor de uma das primeiras intervenções naquela região no tempo em que foi prefeito de Rio Branco; secretários do Estado e do Município.
A Estrada da Sobral possui novo sistema de iluminação, com acréscimo de postes que apóiam pedestres e lâmpadas de maior potência nos postes que auxiliam os veículos; foi feito um trabalho de paisagismo com arborização em uma margem ao longo de toda a via; a ciclovia contempla todo o trecho. O ex-governador Jorge Viana lembrou que como prefeito teve oportunidade de realizar obras importantes naquela região e que estava muito satisfeito em ver o trabalho realizado pela Prefeitura. "Em um dos bairros mais populosos a Prefeitura intervém de forma transformadora", disse Viana.
As pistas para veículos ao longo de toda a Estrada têm agora 12 metros de largura, sendo duas faixas para carros, uma para bicletas e outra para estacionamento; as calçadas terão largura de 2,35 metros nos dois lados da via. A obra garante infra-estrutura, conforto e segurança não somente aos moradores do bairro da Sobral com também a cerca de 70 mil pessoas que vivem nos bairros vizinhos.
O coordenador da Regional 6, Eudes Chagas Matias, é também presidente da Associação dos Moradores do Bairro João Eduardo, um dos maiores da Baixada do Sol. Para ele, a Nova Estrada da Sobral é uma obra de grande alcance social: "ela contempla nossos anseios e nós só temos a agradecer pelo trabalho que foi e está sendo feito em nossa regional", disse. A presidente do bairro Boa Vista, Janete da Costa Figueira, vê a valorização imobiliária como um dos fenômenos decorrentes da urbanização: "as casas estão valorizzando e a gente se sente valorizado também. Agora é como se estivéssemos no Centro da cidade", afirmou. Há 22 anos morando na Sobral, Rosália de Souza Néri parabenizou o trabalho da Prefeitura.
Segurança
Para o deputado Walter Prado, a urbanização reduziu o número de bares na via, o que certamente reduz a criminalidade: "onde havia um bar hoje tem uma loja, onde era só sujeira hoje tem cidadania. Tenho certeza que a violência vai cair 80%", disse o parlamentar. Segundo ele, que é também delegado de polícia, havia finais de semana em que eram registrados três ou quatro assassinatos mas agora quase não acontecem mais esse tipo de crime.
"Aqui, todos temos a ganhar mas quem sai ganhando mesmo é a comunidade com esse belo trabalho resultado da parceria da Prefeitura, Governo do Estado e Governo Federal", observou o deputado Ney Amorim. "Veja: foi uma obra complexa porque passou vários anos em negociação para indenizações mas está aqui, pronta, oferecendo o que há de melhor para a população", completou o deputado Luiz Tchê. Para o presidente da Assembléia Legislativa, a Nova Estrada da Sobral faz parte do projeto de reestruturação da capital.
{xtypo_rounded2}
Urbanização da Estrada da Sobral
Investimentos
Total: R$ 5.946.244,06
Indenizações: R$ 1.079.382,83
Demolição e reconstrução de Casas: R$ 1.198.973,07
Obras: R$ 3.368.975,15
Sistema de iluminação: R$ 298.913,01
Fonte de Recursos
Ministério da Defesa: R$ 2.360.561,39
Tesouro Municipal/parcerias: R$ 3.585.682,67
{/xtypo_rounded2}
{xtypo_rounded2}
Principais ações/percentuais executados
2,6 quilômetros de alargamento e reordenamento da via (90%);
1.225 metros de rede de drenagem de águas pluviais (100%);
2.490 metros cúbicos de serviço de aterro compactado (90%);
3.052 toneladas de asfalto (90%);
5.200m de calçada padrão PMRB (90%);
2.600m de ciclovia (90%)
100un de instalação de luminárias de via (90%);
87un de instalação de luminárias decorativas (90%);
1.460m² de sinalização horizontal (90%);
97un de placas de sinalização vertical (90%);
1.000m² de plantio de grama (85%);
380un de plantio de arbustos e árvores (90%);
100un de lixeiras (90%);
Imóveis indenizados: 144
Imóveis recuados: 135
{/xtypo_rounded2}