Governador recebe Medalha da Ordem do Mérito do MP pela postura ética e o compromisso com a justiça social
O governador Binho Marques recebeu nesta sexta-feira, 12, no Teatro Plácido de Castro, a Medalha da Ordem do Mérito do Ministério Público do Estado do Acre (MPE), honraria conferida às personalidades que prestam relevantes serviços à cultura jurídica e ao MP. O ministro Mauro Campbel, do Superior Tribunal de Justiça, também foi homenageado na sessão solene do Colégio de Procuradores do MP do Acre. A cerimônia marcou as comemorações do Mês do MPE, sempre em dezembro.
Presidido pelo procurador-chefe do MP, Edmar Monteiro, o Colégio de Procuradores decidiu, pela unanimidade de seus membros, entregar a comenda a Marques pela postura ética, a promoção da justiça social e desenvolvimento humano. "O MP se sente honrado em outorgar essa medalha a personalidades com ele", disse Monteiro. Estiveram presentes o presidente da Assembléia Legislativa do Acre, Edvaldo Magalhães, o vice-presidente do Tribunal de Justiça, Pedro Ranzi, o presidente doTribunal de Contas do Estado, Antônio Malheiros, o vice-prefeito de Rio Branco, Eduardo Farias, e o promotor de Justiça do Rio de Janeiro, Alexandre Joppert, que proferiu a palestra "A nova lei do júri", versando sobre a atual legislação do Tribunal do Júri.
Marques agradeceu o gesto. "Apesar de tudo, conseguimos superar nossas dificuldades, melhoramos a educação e a saúde e colocamos o Acre na legalidade", declarou. "Esta medalha é o reconhecimento do esforço coletivo. Não é de um governador mas de um Governo e do povo do Acre. É uma grande honra recebê-la", completou o governador. A medalha foi repassada pela procuradora de Justiça e integrante do Colégio, Patrícia Rêgo.
Graduado pela Unibennett, do Rio de Janeiro, exerceu o cargo de procurador-geral de Justiça do Amazonas por três vezes e atuou como secretário de Justiça e como secretário de Segurança do Governo amazonense, além de exercer o cargo de controlador-geral. "Sou Amazonense e me sinto acreano, com o peito cheio de nobreza, constância e valor", disse Campbel. Outro homenageado, o ministro Gilson Dipp, do STJ, não pôde comparecer à cerimônia.
A Medalha da Ordem do MP foi instituída pela Lei Complementar Estadual número 8, de 18 de julho de 1983. Já receberam a honraria o senador Tião Viana, o ex-governador Jorge Viana, o deputado Edvaldo Magalhães e várias outras lideranças do mundo social e político. Para Magalhães, o governador é um líder merecedor da homenagem. "Com seu jeito discreto, Binho Marques é hoje a maior liderança política do Acre", afirmou.