Governador anuncia em entrevista a radialistas os atos e ações previstas para este fim de mandato
Além de vários outros benefícios, o programa Minha Morada tem levado as famílias atendidas a economizarem entre 30% e 40% de seu orçamento com aluguel, o que as leva a outros investimentos duradouros. A observação foi feita nesta quarta-feira, pelo governador Binho Marques, durante entrevista aos jornalistas Júnior César e Jacira Abdon, do programa Gente em Debate, da Rádio Difusora Acreana. Binho falou principalmente sobre as últimas obras e atos nesta reta final de seu mandato. Sobre o Minha Morada, o maior programa habitacional da história do Acre, Binho comparou a entrega das casas a um presente de fim de ano: "Estamos no clima de Natal e não há nada melhor do que uma casa de presente". Veja os principais pontos da entrevista:
Hospital das Clínicas
Vamos entregar o Hospital das Clínicas, a antiga Fundação Hospital, até o dia 21 de dezembro. Investimos R$20 milhões para transformar a Fundhacre em um novo hospital.
Mandato
Sinto que o objetivo foi alcançado, especialmente com o ProAcre. O governador eleito Tião Viana está recebendo programas que vão se manter. O ProAcre não é um programa só de governo. A gente adequações, criamos legislação. Há o Plano de Desenvolvimento Comunitário, o PDC, que é nada mais a comunidade dizendo o que ela quer. A gente não consegue nada bem se não pensar no futuro.
Firamos grandes investimentos em todas as áreas. Na educação, o Acre será o primeiro do País a ter 100% dos professores com formação em nível superior. Em urbanização, a gente tem trabalhado com muito afinco para que os cidades tenham esse serviço. Estes quatro anos foram os mais importantes da minha vida.
Minha Morada
Foram 36 mil pessoas que se inscreveram para ter uma casa. O programa é de 10 mil casas. Essas pessoas precisam realmente mas as casas tem de ser para quem mais precisa. E isto é decidido pelo Conselho de Habitação. As prioridades são as mulheres chefes de família, portadores de necessidades especiais, idosos. Nós já entregamos mais de mil casas e até o final de dezembro o governo terá entregue três mil casas.
Educação
Quero parabenizar a professora Elizângela Araújo, que é uma pessoa dedicada [ela é docente na escola de Cruzeiro do Sul dos dois alunos vencedores das Olímpiadas de Português, que teve sete milhões de inscritos]. A gente tem ganhado muitos prêmios. Nossos profesores tem ido aos Estados Unidos fruto dos prêmios. Por este motivo a gente está investindo muito em bibliotecas, inclusão digital, museus.
Segurança pública
Ainda vivemos uma situação de alerta porque estamos vizinhos aos maiores produtores de droga do mundo, Bolívia, Peru e Colômbia. O que antes era rota virou centro de consumo e há grande envolvimento de jovens e mulheres no tráfico. É necessário que o Governo Federal tenha ação muito especial nas fronteiras.
Em quatro anos, a gente modernizou completamente o sistema de segurança pública do Acre. Por isso, o Acre não é um lugar fácil para bandidos. Criamos um novo sistema que está amadurecendo.
Ramais
Nós temos no Acre malha de ramais que é muito grande e a recuperação é como enxugar gelo. Como resolver isso? A gente começou algo novo, que é o asfaltamento de ramais.
Mercado dos Colonos
Vai ser um ponto turístico de Rio Branco. A gente fez um mezanino. O deck é virado para o rio Acre, uma vista bonita. Estamos fazendo a pavimentação da rua no bairro da Base e vamos entregar o Mercado no dia 20 de dezembro.